(Barra do Choça – BA) – A 13ª Semana do Café de Barra do Choça, no Território de Identidade de Vitória da Conquista, Sudoeste do Estado, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, enfatizando os 50 anos de emancipação do município, que se destaca pela força do café e pela diversificação de culturas, a exemplo do leite, pimenta e fruticultura. Salles, que representou o governador Jaques Wagner, afirmou que “sem dúvida alguma as 12 versões anteriores da Semana do Café foram fundamentais para que Barra do Choca hoje possua uma das agropecuárias mais estruturadas do Estado”. Salles disse ainda que Barra do Choça é exemplo de produtividade e qualidade de café na Bahia, no Brasil e no mundo, e finalizou parabenizando os presentes pelos 50º aniversário de emancipação. Com área plantada de 18 mil hectares e produção anual de 250 a 300 mil sacas de café, Barra do Choça pontua como município maior produtor de café do Norte e Nordeste do Brasil.
A abertura do evento, que será encerrado nesta sexta-feira, contou com as presenças do prefeito Oberdam Rocha; do diretor da Embrapa Café, Gabriel Bartolo; do diretor da EBDA, Marcelo Matos, e gestores dos bancos, entre outras autoridades que prestigiaram o lançamento do selo e do carimbo em comemoração aos 50 anos da cidade. Ambos são ilustrados com imagens e símbolos alusivos ao café e ao município, como terras, flores e sementes de café. A arte foi feita pelo artista Wemerson Soares Cardoso.
Da programação constam debates sobre “Tecnologias para Produção de Café de Qualidade”, “Sistema de Comercialização”, e “Processamento e Industrialização de Produtos Agropecuários”, além de atividades de campo e mini-cursos ministrados pelo Sebrae. Para o secretário, a Semana do Café é um dos principais fóruns de discussão da cafeicultura do Estado, atividade que em Barra do Choça corresponde a 83% da economia local.
Convivência com a seca
Após a solenidade de abertura, a programação oficial do evento foi iniciada com a palestra do secretario Eduardo Salles sobre as medidas emergenciais e estruturantes do governo do Estado relativas à seca que assola mais de 250 municípios baianos. Ele explicou as ações relativas à prorrogação de parcelas de financiamentos que vencem este ano, crédito emergencial, venda balcão de milho subsidiado e compra de ovinos e caprinos pela Conab, dentre outras.
Ascom Seagri – 20 de junho de 2012