Usuários do CAPS II arrastam o pé em festa junina em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau), através da Rede Municipal de Saúde Mental, realizou nesta quinta-feira (21) o Arraiá do CAPS II. Usuários, familiares e profissionais caíram no arrasta-pé, dançaram quadrilha e saborearam comidas típicas durante toda a manhã. Completando os festejos juninos, os profissionais aproveitaram para comemorar os 70 anos da paciente Maria da Silva Paiva, que há três anos recebe os cuidados da equipe multiprofissional da unidade: médico, enfermeiro, psicóloga, assistente social e farmacêutica.

“Gosto demais daqui. De tudo. Dos abraços. Sou amada e estou me dando muito bem com os remédios. Antes não dormia direito e estava desorientada. Agora minha cabeça está melhor e estou com mais coragem de viver. Agradeço primeiramente a Deus, depois aos remédios”, falou animada.


Com motivos para comemorar, devido a recuperação da filha, Milene de Jesus dos Santos, paciente do CAPS II há 1 mês, Rosicleide dos Santos afirma que estes eventos ajudam a aumentar a alegria. “Adorei a festa. Todos aqui são animados. Estou feliz também com o tratamento e a atenção dos profissionais. Não falta nada para minha filha. Antes ela estava agitada, depressiva e agora tá mais calma, conhecendo a gente e muito alegre. Só tenho que agradecer”, reconheceu Rosicleide.


A coordenadora do CAPS II, Vanusa de Souza Menezes, afirma que a festa além de ser um momento de integração e socialização, é oportunidade para aumentar a autoestima dos usuários. “Ficamos satisfeitos e animados quando vemos os usuários se recuperando e é nestes momentos, que eles podem dançar, brincar, sorrir”, destacou.


A coordenadora completa dizendo que de 2009 para cá quase 80% dos pacientes do Ambulatório do CAPS II, já retornaram para suas atividades de rotina, estudando, trabalhando e cuidando da família. “Além do ambulatório, que presta atendimentos médicos e medicamentoso, contamos também com o tratamento continuado aqui do CAPS II, para aqueles que prosseguem nos serviços e precisam de maiores cuidados”, informou.


Estão em tratamento no CAPS II 152 pacientes e o ambulatório realiza uma média mensal de 480 atendimentos, contribuindo para as melhorias de condições da Saúde e bem-estar da comunidade. O CAPS II funciona na Avenida São Francisco, s/n, Quidé, das 8h às 17h.


A Rede é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.


Arraiá do CAPS AD acontece nesta sexta (22)


Nesta sexta-feira (22), às 8h30, acontece o Arraiá do CAPS AD, que está situado na Avenida Sebastião Almeida Branco s/n, Pedra do Lord.




Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

(74) 8816-6072/ 9198 3519; [email protected]; www.juazeiro.ba.gov.br


Saudações Jornalísticas
Prefeitura de Juazeiro
Assessoria de Imprensa



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *