Sobradinho decreta estado de emergência

A Prefeitura Municipal de Sobradinho-BA, decretou estado de emergência por conta do longo período de estiagem que atinge o município. A publicação que já havia acontecido no Diário Oficial do Estado, agora foi também divulgada – segunda (18) – no Diário Oficial da União.


Produtores rurais de Sobradinho já sofrem os impactos da seca. Muitos criadores reclamam da morte ou enfraquecimento do rebanho além da impossibilidade de produção agrícola em boa parte do município.


Willys Nunes, Secretário de Agricultura de Sobradinho, explica que com o decreto reconhecido pela União, o Município “tem mais condições para efetuar ações como aumento do número de carros-pipa. Os agricultores podem renegociar dividas com os bancos e conseguir novos financiamentos com juros mais baixos”.


No caso dos agricultores familiares o crédito disponível chega a 12 mil reais, valor que pode ser pago em até 10 anos. Além do longo prazo o agricultor ainda tem desconto quando o pagamento for realizado sem atrasos.


O Secretário revela também que a situação de emergência decretada possibilita ao município um maior investimento na construção e reforma de estruturas hídricas como poços, tanques, barreiros etc.


Os agricultores que não receberem o Garantia Safra podem acessar o Bolsa Estiagem. O cadastro pode ser realizado na EBDA.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *