Houldine Nascimento/blogdomagno
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está envolvido direta e indiretamente nas disputas eleitorais de segundo turno em Pernambuco. Nestes pleitos, integrantes da sigla demonstram estar em campos opostos. Apenas no Recife, cidade gerida por um socialista, Geraldo Julio, a legenda segue plenamente com o seu postulante.
Não é o que ocorre em Jaboatão dos Guararapes, onde o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB) chegou a concorrer à Prefeitura. Desde o início da campanha, o deputado federal João Fernando Coutinho e o deputado estadual Lucas Ramos, ambos do PSB, decidiram apoiar Manoel Neco (PDT). Agora, com a chancela do governador Paulo Câmara, a sigla indicou apoio ao pedetista no segundo turno.
No entanto, no último sábado, durante ato, o candidato Anderson Ferreira (PR) teve ao seu lado o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho, dois socialistas de peso e que dominam o partido no Sertão do São Francisco.
A atitude da família Coelho vai de encontro à posição de Lucas Ramos, que tinha a intenção de se lançar, este ano, candidato a prefeito de Petrolina. Lá, o também deputado estadual Miguel Coelho (PSB), filho de Fernando Bezerra, representou a legenda e venceu as eleições.
Em Caruaru, o PSB declarou apoio a Tony Gel (PMDB), mas o vice-presidente da legenda no estado, Luciano Vasquez, decidiu caminhar com a ex-socialista Raquel Lyra (PSDB) neste segundo turno. O pai da tucana, o ex-governador João Lyra, foi enfático ao dizer que Miguel Arraes e Eduardo Campos estariam do lado deles, se estivessem vivos. No primeiro turno, Jorge Gomes (PSB) chegou a disputar o pleito, mas ficou pelo caminho.
Mesmo em Olinda, cidade em que seguem firmes na corrida eleitoral, os socialistas hesitaram em subir ao palanque de seu representante, o advogado Antônio Campos, que foi o mais votado entre os prefeituráveis. No primeiro turno, nem Paulo Câmara, nem o sobrinho, João Campos, estiveram na Marim dos Caetés para apoiá-lo. No segundo turno, mudaram de ideia e participaram de atos de Tonca, apelido de Antônio.