Visando a melhoria no sistema de informática, a Prefeitura Municipal de Petrolina elaborou um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para balanço das ações de 2010. No relatório são pontuados todos os projetos elaborados até agora, os que estão em andamento e os futuros planejamentos para 2012. Segundo a diretora do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Simone Araújo, o PDTI tem o objetivo de apresentar um plano de gestão de tecnologia, fornecendo uma visão completa do ambiente atual do NTI. Além disso, o Plano pretende fazer uma comparação de cenários alternativos que possam aperfeiçoar o retorno dos investimentos já feitos e dos que ainda serão realizados.
A diretora do NTI, afirma que o plano relata de forma mais clara como funciona o departamento. “Criamos o PDTI para proporcionar melhor entendimento de como o setor de tecnologia operava no início de 2010 e o que foi realizado, e também o que podemos fazer para termos um melhor aproveitamento e desenvolvimento dos nossos serviços de NTI na Prefeitura Municipal de Petrolina”, esclarece.
Simone explicou também que o projeto aponta alguns fatores como: levantamento dos recursos humanos do NTI, diagnóstico da rede lógica, avaliação de acesso à internet, equipamentos utilizados no parque de máquinas e os softwares atualizados.
Outro aspecto abordado no PDTI é a pretensão de migração de software proprietário para software livre que consiste em reduzir custos já que não é necessário pagar licença. “A principal vantagem de implantação do software é a diminuição de custos. Aqui na prefeitura, mais de 30% das máquinas já estão com o sistema implantado e isso é muito importante porque percebemos que a atual gestão apóia os projetos realizados”, reforça a diretora.
Texto: Élida Maria
Foto: Patrícia Telles
Ascom/PMP