Grupos de idosos mobilizam-se no Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Para lembrar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído no dia 15 de junho, o Conselho Municipal do Idoso, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), e a Diretoria do Idoso trouxeram integrantes dos Centros de Convivência de Idosos Mimi Cruz e Vó Pulú e dos 16 grupos existentes nos bairros de Petrolina para a Praça do Bambuzinho, entre as ruas Souza Junior e Souza Filho no centro da cidade, nesta sexta-feira (15).

A mobilização teve como objetivo sensibilizar a população para a situação em que vive o idoso no Brasil. Os membros dos grupos de idosos dançaram e cantaram forró devido a proximidade com as comemorações de São João. O evento iniciou às 08h e seguiu até às 12h.

De acordo com a lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso em seu artigo 4º, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, ou será punido na forma da Lei. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria Adinair Viana, a violência contra os idosos estão concentradas em três tipos: negligência e/ou abandono, violência psicológica e econômica.

A gestão está consciente dessa realidade e por isso os esforços estão concentrados na defesa dos direitos dos idosos e proporcionando uma vida mais digna através de ações que além de garantir saúde, alimentação e geração de renda, despertam sua autoestima”, destacou Maria Adinair Viana. A secretária afirma ainda que, dentro das estatísticas de violência contra o idoso, em 90% dos casos os responsáveis são familiares dos idosos.

De janeiro a maio já foram registrados 128 casos de maus tratos com idosos dentro desses perfis”, informou a secretária. “Com a parceria do Ministério Público através da Promotoria de Justiça e a atuação do Conselho do Idoso, esses casos têm tido rápida resolução e os agressores são punidos. Ainda assim, os órgãos de proteção estão abertos para receber essas denúncias para que os casos sejam apurados e os idosos sejam preservados. Esse é um problema que é de responsabilidade de todos”, reforçou. Durante o evento, o Conselho do Idoso distribuiu exemplares do Estatuto do Idoso.

Muito entusiasmada, a aposentada Maria Viana Borges, 78 anos, participa do grupo de idosos localizado no Clube Palmeiras, no bairro Atrás da Banca em Petrolina. “O grupo me faz muito bem. Lá eu canto, danço, faço artesanato e participo de passeios com os outros grupos. Do artesanato posso até complementar minha renda fazendo o que gosto, criando peças bonitas”, salientou.

A Prefeitura de Petrolina atende hoje 560 idosos distribuídos em 16 grupos em diferentes bairros de Petrolina. Entre os serviços oferecidos estão os projetos de danças, De 08 a 80 (aulas de dança) e Serestando (todas as quintas-feiras, a partir das 18h, na Orla de Petrolina), Projeto Pessoas Saudáveis (atividades físicas e recreativas), atividades lúdicas, artesanais, aferição de pressão, alimentação, palestras, passeios e oficinas.

Texto: Iana Lima

Foto: Emerson Rocha




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *