FEICORTE 2012 Bahia mostra força da pecuária no maior evento indoor do mundo

(São Paulo – SP) – Com estande montado e com a presença de mais de uma centena criadores de várias regiões do Estado, a Bahia está sendo um dos destaques da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2012), o maior evento indoor da pecuária de corte do mundo, que acontece em São Paulo, até hoje (15), no Centro de Exposições Imigrantes. No estande baiano, um mapa mostra a estrutura do Estado para o desenvolvimento da pecuária.

Convidado pela organização do evento para participar do debate sobre “As perspectivas da agropecuária moderna”, o secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, destacou a estruturação da cadeia da carne na Bahia, com a elaboração de uma planta padrão para construção de frigoríficos, aprovada pelo Ministério da Agricultura; o projeto de descentralização do abate com 23 frigoríficos sendo instalados e que vão se somar aos 30 existentes; e o programa de entrepostos frigoríficos, lançado no ano passado.

O tema foi abordado durante debate com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; o ex- secretário Agricultura de São Paulo e vice-presidente do Grupo Marfrig, João Sampaio, e a proprietária da fazenda Santa Brígida, Marize Porto Costa. O evento fez parte da programação do Congresso Internacional da Pecuária de Corte.

Acompanhado pelo diretor do Centro de Exposições Imigrantes e organizador do evento, Décio Ribeiro dos Santos, o secretário Eduardo Salles visitou os estandes de empresas e instituições das áreas de nutrição animal, genética, produtos veterinários, adubos e fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas, máquinas e equipamentos, implementos agrícolas e frigoríficos, fazendo importantes contatos.

“A pecuária baiana tem grande potencial para crescer e reúne todas as condições para atrair investimentos para o setor”, disse Salles. Ele destacou que uma das metas do governo é ampliar o rebanho bovino, hoje com cerca de 11 milhões de cabeças, “muito pequeno diante do potencial do Estado. Salles lembrou que a Bahia é grande produtora de grãos, explicando que o objetivo é transformar esta matéria prima em proteína animal.

Assinalando que a pecuária em São Paulo perde espaços para a cana-de-açúcar e outras culturas, Salles destacou as possibilidades que a Bahia oferece para novos investimentos, a exemplo dos empreendimentos que grupos paulistas já estão viabilizando na bovinocultura, no Oeste do Estado, e na integração da ovinocaprinocultura, em outras regiões.

Um dos investimentos está sendo feito pelo grupo de Décio Ribeiro, no município de Xique-Xique, e outro é da Agro Bahia, com núcleos em Juazeiro, município baiano com o maior rebanho da ovinocaprinocultura familiar; em Ibotirama, no Oeste; em Pintadas, no polo sisal, e em Jussara, na região de Irecê. De acordo com Antonio Araújo, diretor da Agro Bahia, este projeto vai integrar cerca de cinco mil ovinocaprinocultores familiares.

 

Toque feminino

Durante sua estada na Feicorte o secretário Eduardo Salles conheceu a experiência do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) de São Paulo, formado por mulheres que tocam empreendimentos agropecuários, além de cuidar da família.

Elogiando a iniciativa, o secretário propôs organizar um grande evento na região Oeste, convidando também o grupo Mulheres Cooperativistas, do Paraná, reunindo as mulheres dos agricultores baianos para troca de experiências. “O associativismo e o cooperativismo são importantes para o desenvolvimento da agropecuária”, disse ele.

Feicorte

A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne é o maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, destacando-se como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.

Ocupando 45 mil metros quadrados, dos quais 25 mil são reservados para cerca de quatro mil animais, a Feicorte reúne mais de 220 expositores e tem vasta programação, com cerca de 120 eventos paralelos, entre reuniões de negócios, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de varias raças bovinas, caprinas e ovinas, com oferta de genética de ponta.

Ascom Seagri

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *