O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) participou, na manhã de hoje (13), da reunião da Bancada do Nordeste. Além dos parlamentares estiveram presentes, o superintendente da Sudene- Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Paes Landim e o Presidente da Codevasf -Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Elmo Vaz. A Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também esteve no local e apresentou propostas do governo com os parâmetros da negociação das dívidas dos agricultores do Nordeste.
De acordo com a ministra o governo sinalizou alguns parâmetros para a negociação das dívidas dos agricultores do Nordeste. “Estamos muito perto de solucionar o endividamento do pessoal da região Nordeste. Na proposta do governo suspendem-se os leilões e todo o processo judicial fica extinto”, a ministra disse ainda que a responsabilidade dessas providências fica a cargo da instituição financeira, desde que o agricultor manifeste interesse.
Ideli informou ainda que o Ministério da Fazenda fez um levantamento e ficou decidido que o valor usado para as negociações será de R$100 mil, considerando o valor atual retirando todas as multas. Segundo Salvatti desta forma 99,7% dos agricultores que estão com dívidas serão atendidos.
O deputado Amauri destacou a importância do papel do relator da MP 565 o senador Walter Pinheiro, “quero destacar aqui a excelente atuação do Pinheiro junto ao governo para ajudar os agricultores endividados”, disse Teixeira.
SEMI-ÁRIDO
Durante a reunião Amauri resgatou uma proposta do ex-ministro Mario Negromonte, “Precisamos fazer o que o Mário propôs e dar andamento ao PAC do Semi-Árido, que é uma região que tem suas particularidades e precisa de projetos específicos, algo mais estruturante e não só assistencialista”, defendeu Teixeira.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, destacou os projetos nas áreas de irrigação e saneamento e demonstrou preocupação em terminar as obras que foram iniciadas, especialmente as do PAC, entre elas a do Baixio de Irecê e Vale do Salitre. O presidente firmou o compromisso de tratar com igualdade toda a região. “Sou um homem do campo, não sou de gabinete, nem de ar condicionado, estou aqui para trabalhar e prometo tratar com igualdade toda a região”, disse Elmo.
O Superintendente da Sudene, Paes Landim, falou que uma das metas, é promover o turismo entre as capitais do Nordeste, com uma espécie de trem turístico. Landim se queixou das dificuldades e da falta de estrutura da superintendência e disse que aguarda liberação de recursos.