Fortalecimento do setor agropecuário é tema de seminário em Juazeiro

 


Com o objetivo de buscar o fortalecimento das associações e cooperativas com a inclusão de políticas públicas municipais, foi realizada na manhã desta segunda-feira (7), no auditório da Secretaria de Educação e Esporte (SEDUC) de Juazeiro, reunião técnica voltada para o setor agropecuário da região.

Dezenas de associados e cooperados de Juazeiro, bem como trabalhadores ligados ao setor estiveram presentes no encontro que discutiu temas como: a organização social no contexto do associativismo e cooperativismo, a comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o turismo rural como alternativa de agregar valores para agricultura familiar.

De acordo com Rinaldo Moraes, analista do SEBRAE de Juazeiro e responsável pela palestra sobre associativismo/cooperativismo, mais de 80% dos associados e cooperados da região não possuem interesse em relação aos produtores locais. “Para se alcançar resultados positivos é preciso estimular o grupo com ações coletivas dentro de uma visão empreendedora, despertando para os princípios e valores que regem as ações associativas. O conhecimento precisa ser difundido, pois não adianta agir só, precisamos trabalhar a coletividade”, destacou.

O técnico da SEADRUMA, Josué Ferreira falou da conquista e importância do Programa de Aquisição de Alimentos para o município e explicou sua dinâmica para o público presente. “O PAA tem a finalidade de apoiar os agricultores familiares, por meio da aquisição de alimentos de sua produção, associações ou cooperativas. Alimentos esses, que são destinados para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais”, disse, informando que o programa implantado no município em setembro de 2010, terá continuidade este ano. “O PAA foi uma grande conquista do governo municipal, oportunizando uma distribuição de renda onde todos estão inseridos. Essa é uma chance de crescimento para os agricultores familiares e de acesso a alimentos de qualidade para quem realmente precisa”, observou.

Com o tema ‘turismo rural agregando valor a agricultura familiar’, o técnico em turismo, Jomar Benvindo, mostrou um leque de oportunidades que a região do Vale do São Francisco possui, e como oportunizar essa riqueza. “Acredito que a princípio precisamos está atento as oportunidades e buscar a sustentalização para modelos que podem ser aplicados em nossa região. A atividade turística é complexa, têm que haver uma organização desde agentes de viagens especializados, transportes adequados até um bom sistema de segurança”, afirmou Jomar.

Para o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, a meta será legalizar todas as associações, “pois só assim os trabalhos terão agilidade e um bom retorno, acredito que através dos programas PAA e PNAE os agricultores familiares poderão cada vez mais crescer, pois garantirão a compra de seus produtos”, afirmou.   

O Assessor de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo (APLADE), Carlos Neiva elogiou a iniciativa e falou sobre a satisfação em ser o novo responsável pela área de turismo no município. “É um desafio a questão turística propriamente dita, mas tenho certeza que seremos exitosos e faremos um bom trabalho, com o apoio da SEADRUMA e demais secretarias”, afirmou.

Ao final do encontro o gerente administrativo da SEDUC, Willames Chrisostomo, informou sobre os detalhes do PNAE e falou sobre a linha de crédito disponibilizada pelo Banco do Nordeste aos agricultores inscritos no programa. “É preciso produzir cada vez mais e melhor, pois a comercialização de seus produtos está garantida pelo programa. Essa linha de crédito é um bom exemplo disso”, disse.

O encontro foi uma realização da SEADRUMA, APLADE, SEDUC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, União das Associações Rurais de Juazeiro – UARJ e União das Associações das Barragens Sucessivas do Vale do Salitre – UAVS.

 

Lene Radina – Assessoria de Imprensa / SEADRUMA / PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *