Moscamed entra no combate combate à dengue em Juazeiro

 

Prefeitura de Juazeiro se reúne com a Moscamed para combate à dengue

Nesta quarta-feira (09), agentes de endemias, profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e do setor de Promoção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estarão reunidos com a equipe da Moscamed para dar continuidade ao Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti, que estuda outra estratégia de combate à dengue no Vale do São Francisco. O encontro acontecerá no Centro de Saúde III, Angari, às 14h, e tem como objetivo principal apresentar aos funcionários da Sesau o projeto que será desenvolvido em Juazeiro e que conta com a parceria dos agentes de endemias, profissionais da Secretaria de Saúde e Educação do município.

 

A palestra terá inicio com a participação do biólogo e gerente do projeto, Danilo Carvalho, que irá apresentar todas as características científicas e técnicas do Programa. Dando seguimento ao encontro, a bióloga e assistente do projeto, Luiza Garziera vai demonstrar experimentos de etapas do trabalho de campo realizado no bairro Itaberaba.

A pesquisa e o trabalho em campo vem sendo realizada na região numa parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, a Moscamed, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), Faculdade de Higiene e Saúde Pública (FSP/USP), a Oxitec (Universidade de Oxford/U.K) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), desde agosto de 2010.

 O “Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti” visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados (OGM), que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor da doença. A proposta é que nos próximos dias, os profissionais através de uma ação conjunta promovam palestras nas comunidades locais. Até esta segunda-feira (07), foram notificados no município três casos da doença e nenhum caso confirmado.  “A Secretaria continua se esforçando para manter o clima de tranquilidade em Juazeiro. Além das atividades preventivas e de conscientização, os agentes de endemias acompanharam os pesquisadores para dar informações fundamentais para a execução da pesquisa e mantêm os esforços para o controle do mosquito. O objetivo é distanciar a cidade de uma epidemia, mas a população também precisa contribuir com o trabalho de combate à dengue tomando os devidos cuidados”, assegurou o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa.

 

 Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *