Servidores da Secretaria de Assistência Social de Lagoa Grande (SAS) que atuam no atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família no município, participaram na última semana de uma qualificação profissional sobre as novas metodologias para melhor atender o cidadão e a cidadã incluídos no Cadastro Único municipal e nos programas de transferência de renda oferecidos à população.
A parceria é uma articulação com o Governo de Pernambuco através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). O aprendizado visa qualificar a equipe responsável pelo CadÚnico, porta de acesso aos programas sociais do Governo Federal para os municípios, a exemplo do Bolsa Família.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar o trabalho das equipes responsáveis pelas entrevistas, inclusão e atualização cadastral das famílias atendidas pelos programas sociais. A ação é promovida com foco no fortalecimento do serviço ofertado à população e na melhoria da qualidade das informações registradas no sistema, que serve de base para que os lagoa-grandenses acessem os benefícios .
O setor é vinculado à secretaria municipal de Assistência Social (SAS). De acordo com a coordenadora do CadÚnico e gestora do Programa Bolsa Família em Lagoa Grande, Edna Ribeiro, a capacitação acontece em etapas.
“Já houve um treinamento on-line, realizado por meio do sistema do Dataprev. Esta etapa presencial foi fundamental para consolidar a formação e alinhar os procedimentos adotados no atendimento às famílias. Agora o treinamento foi presencial com oficinas realizadas no Recife”, destacou.
Além de Edna, outros servidores participaram da capacitação. Uma nova etapa do treinamento está prevista para o mês de abril, contemplando os profissionais que não puderam estar presentes nesta fase inicial. Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Maria Eliene Neri Martins, a importância da formação contínua das equipes, visa garantir um atendimento humanizado e eficiente à população de Lagos Grande.
“Investir na qualificação continuada dos servidores do CadÚnico é investir diretamente na melhoria do acesso das famílias aos seus direitos. Nosso compromisso é assegurar que os cidadãos e cidadãs de Lagoa Grande sejam atendidos com qualidade, informação correta e respeito”, afirmou a secretária.
A importância do CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a principal ferramenta de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. Por meio dele, os cidadãos podem acessar diversos programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
“Manter o cadastro atualizado é fundamental para garantir a permanência e o acesso aos benefícios, além de contribuir para o planejamento e a execução de políticas públicas mais eficientes, voltadas às reais necessidades da população de Lagoa Grande”, concluiu Eliene.
Cinara Marques – jornalista
Foto: SAS
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande