Os direitos sexuais e reprodutivos e a garantia que o usuário do SUS de acessar ações que auxiliam quem pretende ter filhos (preconizada pela Constituição Federal) são respeitados e estimulados no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. O setor de Serviço Social semanalmente realiza no Ambulatório do HDM reuniões e palestras sobre Planejamento Familiar, uma das formas de garantir o direito constitucional aos usuários do SUS.
“Esses encontros promovem também orientações para quem prefere adiar ou não quer mais gerar filhos”, explicou a coordenadora de Serviço Social do HDM, Carla Theophilo. “Através de uma política de Planejamento familiar poderemos prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco na adolescência e promover o maior intervalo entre os partos, proporcionando maior qualidade de vida ao casal” acrescentou.
O ambulatório do HDM desde Setembro de 2010 dispõe de um espaço onde estas ações educativas acontecem com equipe interdisciplinar. Todas as terças e sextas os casais encaminhados pela atenção básica ou pela equipe do HDM, comparecem à atividade educativa de planejamento familiar onde durante cerca de duas horas participam de uma palestra sobre concepção e contracepção. Durante as reuniões, são apresentados os métodos contraceptivos e informados as vantagens e desvantagens de todos que estão disponibilizados.