Solenidade marca posse dos 56 Conselheiros Municipais de Cultura de Petrolina

 

Assegurando a produção cultural e sua valorização no município de Petrolina, na noite de  31 foram empossados os 52 membros – 26 titulares e 26 suplentes – do Conselho Municipal de Cultura (CMCP). A solenidade que contou ainda com a abertura para a classe artística, trabalhadores e produtores levantarem suas propostas acerca do tema, ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

O Conselho, conquista recente do município junto com a criação da Secretaria de Cultura, tem como uma de suas funções fiscalizar, propor, planejar, aconselhar e ainda deliberar ações de política pública de forma continuada entre gestões. “São muitos os segmentos, 10 ao todo, e que precisam ver suas necessidades contempladas. O Conselho vem para facilitar as ações em benefícios da classe através de reuniões e encontros, onde serão, inclusive, deliberadas decisões em prol da cultura local”, explicou a secretária de Cultura, Roberta Duarte.

As reuniões, abertas ao público, ocorrem periodicamente na sala Cid Carvalho no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Em breve, a ocasião deve ter seu espaço garantido também na Casa dos Conselhos, localizada no Centro da cidade. O Conselho, com modelo adequado e pensado nas necessidades locais, é composto por representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Acessibilidade, Eventos, Finanças, Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através da Superintendência da Juventude, Gabinete Municipal, além de entidades como o Legislativo Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Gerência Regional de Educação (GRE), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e áreas específicas como Artes Cênicas, Artes Cênicas – Dança, Áudio Visual, Artesanato, Literatura, música, trabalhadores da Cultura, Ciclos Culturais, Patrimônio, Comunicação e Mídia e Instituições Culturais Não-Governamentais.

Com uma luta histórica pela conquista do Conselho Municipal de Cultura, o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, representando o prefeito Julio Lossio, empossou oficialmente os conselheiros por meio do Presidente do CMCP, Maestro José dos Santos, que reforçou os pilares de regimento do trabalho e sua importância para o município com funções também deliberativas na contribuição da cultura local.

Ainda atendendo as demandas da classe, o vice-prefeito ouviu as sugestões e questionamentos dos presentes com o compromisso de transmitir ao prefeito para elaboração conjunta do planejamento anual de ações. “Sabemos que a cultura local ainda precisa de muito, mas Petrolina tem também muito a comemorar com o momento que vive. O prefeito Julio Lossio e equipe cumpriram tudo que foi prometido e estamos abertos ao debate com o mercado crescente de um caldeirão cultural e em efervescência de demandas que é a cultura”, concluiu o Domingos Sávio.


Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Marcizo Ventura


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *