MEJ Petrolina confeccionará Tapete de Corpus Christi pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) de Petrolina estará confeccionando o tapete de Corpus Christi. A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a Diocese de Petrolina e a Igreja Católica, presente em todo mundo, estará vivenciando a Solenidade de Corpus Christi no próximo dia 07 de junho – dia sublime do Corpo e Sangue de Cristo, que se faz presente na Eucaristia, merecendo especial devoção e um grande envolvimento de todos os cristãos.

Desde o ano passado, o Dia de Corpus Christi foi decretado como feriado municipal. Como um marco deste acontecimento, foi feito pela primeira vez, até então do que se tem em registro, o tapete de Corpus Christi em frente a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Rei do Universo, como expressão artística popular, ressaltando valores históricos do Brasil e de beleza única. O tapete foi feito pelos membros do Movimento Eucarístico Jovem utilizando materiais como serragem (representando a madeira da cruz de Cristo), sal (a vocação do cristão de ser sal na terra), pedras coloridas (A igreja está edificada sobre a rocha que é Cristo e a fé dos apóstolos), entre outros materiais, como flores e areia colorida. O trabalho foi feito após uma noite de árduo labor, das 18 horas da noite anterior às 06 horas do Dia de Corpus Christi.

Este ano, em nossa cidade, os desenhos abordarão temas eucarísticos, como também regionais, como por exemplo o Rio São Francisco e a bandeira do Município. Serão elaborados, ainda, tapetes com enfoque no “Ano da Fé”, decretado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, e também o 150° Aniversário da Fundação da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

Os tapetes serão confeccionados durante toda a noite do dia 06 de junho e ficarão expostos em frente a Igreja Catedral e nas praças Dom Malan e Maria Auxiliadora, durante todo o dia 07 de junho (feriado municipal). Será uma valorosa iniciativa religiosa, cultural e artística para a comunidade católica, para os cristãos e para todo o povo de Petrolina”, informou o coordenador do MEJ em Petrolina, Anderson Wagner.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é remota ao Século XIII, especificamente do ano de 1264. A Igreja Católica sentiu necessidade de incluir em seu calendário litúrgico uma celebração que enfatizasse de maneira jubilosa e excelsa a presença Real do “Cristo Todo” que se faz presente no pão consagrado.


Ascom/ Setor Juventude


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *