O desmembramento de processo que investigava o senador Fernando Bezerra Coelho (FBC), PSB, junto com o deputado estadual Odacy Amorim, PT, que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF),de improbidade administrativa, atendeu a um pedido da defesa do deputado.
Conforme Odacy, o ministro do STF, Marco Aurélio Melo respondeu a um pedido seu e acah que é uma vitória sua, de modo que será julgado pelo tribunal competente, desvinculando de mesma ação envolvendo o senador FBC.
A ação não tem nada a ver com a Operação Lava Jato que tem o senador como investigado e sim a investigação da época da gestão de FBC na Prefeitura de Petrolina, oportunidade em que Odacy Amorim, vice-prefeito, assumiu a administração quando o agora senador foi comandar a secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado. O processo agora passará para o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5 Região em Pernambuco.
“Essa questão do Supremo na verdade foi uma vitória nossa que não tem nada a ver com a Lava Jato e foi positivo o ministro Marco Aurélio mandar de volta o processo para Pernambuco”, comentou o parlamentar e pré-candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim.
Cinara Marques/Ascom
O PROCESSO
No inquérito, Fernando e Odacy eram investigados, segundo despacho assinado pelo ministro, por suposta “apropriação indevida ou desvio de verbas públicas”,durante a gestão de 2001 a 2006. Neste período, Fernando Bezerra era prefeito e Odacy Amorim o vice. Odacy chegou a se tornar prefeito em 2007, quando Fernando Bezerra Coelho renunciou para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Eduardo Campos.
O ministro decidiu que o inquérito no STF irá investigar apenas o senador, mandando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, investigar o deputado. A ordem foi para fazer o “desmembramento destes autos, com reprodução de cópia integral e ulterior remessa ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para sequência quanto ao investigado Odacy Amorim de Souza, deputado estadual por Pernambuco, cuja Constituição prevê foro por prerrogativa”.
