Deputado lamenta mais uma perda para o município de Jacobina

Foi publicada essa semana no Diário Oficial do Estado da Bahia, a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que transfere a sede do Serviço de Atendimento Médico e Urgência – SAMU da Macro Norte, representada por Jacobina, para Irecê. A comissão reúne todos os Secretários de Saúde da 16ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES).

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) subiu hoje (29/05) à tribuna para, mais uma vez, denunciar o caos em que vive a saúde de Jacobina. De acordo com o deputado os secretários decidiram transferir a unidade porque a prefeita de Jacobina recusa-se a implantar o SAMU regional. “Ela devolveu o dinheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devolveu o dinheiro da Central de Regulação e o Ministério da Saúde fez diversos requerimentos para a devolução das ambulâncias do SAMU. A Prefeita de Jacobina está punindo, não só os munícipes de Jacobina, mas os munícipes de todo o Piemonte da Chapada e toda a Macro Norte com a sua irresponsabilidade, por não ter implantado o SAMU, como manda a norma do Ministério da Saúde”, disse Teixeira.

Amauri afirmou ainda que  por diversas vezes intercedeu em favor do município junto ao  secretário de Saúde, Jorge Solla e ao  Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que eles não retirassem o SAMU de Jacobina. “Fiz gestão, para que eles segurassem o SAMU em Jacobina. Mas a decisão é de uma instância do SUS a chamada Comissão Intergestores Bipartite, onde se centra o Governo do Estado, que é minoritário, a maioria é de representante da DIRES e da Secretaria de Saúde”, disse o deputado.

Teixeira fez ainda um apelo. “A Secretaria de Saúde dos Municípios, jurisdicionada ao polo de Jacobina, está cansada de não ser atendida, está cansada de ver os seus pacientes voltarem, está cansada de ver os seus pacientes morrerem sem assistência nos hospitais de Jacobina, e, por isso, decidiu, infelizmente, tirar o SAMU de Jacobina, pela irresponsabilidade dessa má prefeita, chamada Valdice. Chamam-na lá, em Jacobina de Maldice, pela maldade que ela faz com a saúde pública na cidade”, concluiu Amauri.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *