Distrito de Pinhões será contemplado com reforma de escola, recuperação de praça e creche

O distrito de Pinhões, localizado a 70 km da sede do município, receberá novas ações do governo municipal. O anúncio das obras foi feito pelo prefeito Isaac Carvalho na noite desta quinta-feira (24), no ato público realizado no Clube Social da localidade. A comunidade, que esperava apenas a assinatura da ordem de serviço para reforma, ampliação e climatização da escola Raimundo Clementino de Souza, foi surpreendida com a notícia da recuperação da praça e transformação de uma antiga extensão da unidade de ensino em creche.

O gestor municipal comunicou as boas novas após fazer um breve relato sobre as ações de governo que já beneficiaram o distrito, entre elas a reforma e ampliação do PSF; compra de nova ambulância; implantação do sistema de coleta de exames na própria localidade; reativação de adutoras; limpeza de barragens; recuperação periódica de estradas e fortalecimento da feira de caprinos e ovinos. “Sabemos que a carência da localidade é grande, já avançamos um pouco, hoje estamos anunciando novas obras e esperamos poder fazer ainda mais, pois o déficit deixado por outras gestões é muito grande”, destacou Isaac em seu discurso.

O Chefe do Executivo explicou na ocasião que as iniciativas anunciadas são devolutivas das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades, “os distritos, bem como os bairros da sede elencaram suas prioridades e o governo municipal, dentro das suas possibilidades, tem atendido. Com a reforma, a escola passará a contar com 4 salas, laboratório de informática, 6 banheiros, sala de professores, cantina, secretaria e pátio coberto. A praça será recuperada e receberá de volta toda estrutura aconchegante e familiar que tanto a comunidade sente saudade. E por último, a Escola São Francisco de Assis que funcionava em parte como extensão será transformada em creche”.

Seu Raimundo Clementino, mais conhecido por Neném de Caruá, que tanto lutou pela construção da escola, deu nome a unidade de ensino e doou o terreno, fez questão de prestigiar o ato público e fazer suas referências à administração. “Quero parabenizar a toda equipe, principalmente pela obra da escola que ajudei a criar. É um sonho realizado saber que a unidade de ensino irá ganhar a estrutura que sempre almejamos. O verdadeiro progresso é alcançado quando se deseja o bem do povo e o caminho desse bem estar é a educação, que tem sido tratada com todo respeito por esse governo. Não se faz política com ataque e sim com trabalho e isso Isaac tem feito muito bem”, ressaltou o líder local em tom de reconhecimento.

Os avanços, em especial da Educação, foram destaque nos discursos dos representantes da comunidade e do presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, que prestigiou o evento. “Acredito que investir em educação é também recuperar a estrutura física. Sou verdadeiro nas minhas palavras e preciso reconhecer o que é positivo. O projeto de climatização que o sindicato propôs e Isaac abraçou como meta tem feito à diferença na aprendizagem. Só não enxerga isso quem nunca precisou que um filho estudasse em escola pública. Destaco a educação porque é a minha bandeira, mas os avanços estão em todos os setores”, afirmou o sindicalista.

O representante da comunidade, Jorge Cerqueira, avaliou as ações anunciadas, “o município vive um novo tempo na sede e no interior. Muitas coisas já chegaram aqui para Pinhões, principalmente o respeito ao povo, que não sofreu perseguição com a troca de prefeito. Nesse momento só podemos dizer que estamos felizes com os novos investimentos, que trarão ainda mais dignidade para nossa gente”.

Edmilson Lima, outra liderança local, também fez uso da palavra para fazer um balanço do antes e depois, “no início da escola do Angico, por exemplo, a energia era a gás, hoje a unidade de ensino está climatizada. A mudança de realidade é muito grande e nós ficamos contentes de nossos filhos poderem ter essa oportunidade”.

Climatização

A gestora da Escola Municipal Antonila da França Cardoso, Janete Cléia de Santana, deu um testemunho sobre os resultados alcançados com a reforma, ampliação e climatização da unidade de ensino, que foi a primeira do interior do município a ser beneficiada com o projeto. Segundo a diretora, o índice de evasão diminuiu e a aprendizagem melhorou – fator comprovado pela avaliação da Provinha Brasil.

“Cheguei nessa escola há 12 anos e as dificuldades eram muitas. O bebedouro das crianças era um balde adaptado e não tínhamos estrutura para oferecer uma educação de qualidade. Em 2010 fomos contemplados com a obra, que também trouxe ar condicionado para sala de aula, e nossa realidade mudou. Hoje, nossos alunos têm um lugar digno para aprender e esse espaço acolhedor tem feito a diferença”, garantiu Janete.

A expectativa da gestora da Escola Raimundo Clementino, Sidneide Rodrigues, para receber o mesmo benefício é a melhor possível, “a equipe da nossa unidade de ensino é muito guerreira e já batalha muito por uma educação de qualidade. Sem dúvida, essa obra incentivará ainda mais nossos educadores e alunos. Tudo que nós sonhamos durante anos agora vai se tornar realidade”. O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade justificou, “Juazeiro viveu um tempo de más notícias e descaso no passado, mas isso mudou e o município hoje tem muitos avanços para comemorar”.

Anna Monteiro – Assessoria de Comunicação SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *