Juazeiro sedia Seminário para redução da mortalidade materno e infantil

Acontece de 23 a 25 de maio, em Juazeiro, o Seminário em Vigilância do Óbito de Mulheres em Idade Fértil, Maternos, Infantis e Fetais: Macrorregião Norte, no Rapport Hotel, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Júnior. A abertura do evento será nesta quarta-feira (23), às 20h.

 

Participarão do Seminário, técnicos de 27 municípios que compõem as Dires de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, além de técnicos das sete cidades que fazem parte da micro de Petrolina.

 

O objetivo, além de atualizar os profissionais sobre a Vigilância de Óbitos e reduzir a mortalidade materna e infantil, é fortalecer a articulação já existente entre os estados da Bahia e Pernambuco na atenção da Rede Materno Infantil.

 

O evento está sendo promovido pela SUVISA/DIVEP e 15ª Dires, e conta com o apoio de técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – GERES Petrolina e das Diretorias de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) Gestão do Cuidado (DGC) e Diretoria de Informação em Saúde (DIS) da SESAB.

 

Juazeiro aumenta número de óbitos investigados

 

Em 2008, dos 90 óbitos infantis existentes, Juazeiro investigou 33,3% e este percentual subiu em 2011, quando foram investigados pela Secretaria da Saúde 89,3% dos 66 óbitos infantis ocorridos. Dos 68 óbitos fetais ocorridos em 2008, 8,8% foram investigados e em 2011, 87,1% das 39 mortes foram pesquisadas, um aumento de mais de 70%.

 

Em 2008, para cada 100 mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade materna era de 203,66 e em 2011 nenhum óbito materno foi registrado no município. A meta mínima para investigação pactuada pelo Estado e Ministério da Saúde com Juazeiro, foi de 45% para os óbitos infantis e fetais e de 60% para as mortes em mulheres.

 

 

 

Programação do Evento:

 

1º dia- 23/05/2012  ( Noite)

20h às 21h – Mesa Redonda

 

-Política de Saúde para Redução da Mortalidade Materna e Infantil – Rede Cegonha – SESAB.

– O papel do CREMEB na Redução da Mortalidade Materna e Infantil. CREMEB

– A importância do Preenchimento Correto da Declaração de Óbito. SESAB

21h30 – Debate

22h -Coquetel

 

2º dia – 24/05/2012

MANHÃ

8h – Credenciamento e Abertura

Mesa Redonda – Morte Materna e Infantil:

 

Situação atual no Brasil: MS/SVS

 

Situação na Bahia, Pernambuco, na Macrorregião Norte-Ba e Geres Petrolina -PE : SESAB/SES-PE

10h20 – Palestra: Operacionalização da Vigilância Óbito Materno e Infantil  – SESAB /MS/SVS

-Indicadores de Vigilância

-Cadastramento de Cemitérios

-Busca Direcionada

11h – Debate

12h – Relatos de Experiências Municipais ou Regionais na Bahia e em Pernambuco      

12h – Debate

12h30 –Intervalo para Almoço

 

 

 

TARDE

13:30h  

Grupo 1 – Módulo de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal do SIM: Ministério da Saúde/SESAB/SESPE- Público Alvo: Vigilância e Informação  – Local: Laboratório de Informática

Grupo 2 – Definições de Ações Estratégicas para redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal direcionadas à região. (área técnica da mulher, adolescente, criança, atenção básica, vigilância epidemiológica e sanitária.) – Público : Atenção Básica e Hospitalar. Local: Auditório

 

17h30-  Encerramento

 

3º dia –25/05/2012    

 

MANHÃ

 

08h30– Apresentação do Grupo II  –  Ações Estratégicas para redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal direcionadas à região

 

10h – Debate

 

10h30- Trabalho de Grupo I – Estudo de Casos de Óbito Infantil e Materno

 

12h – Almoço

 

TARDE

 

14h – Apresentação Trabalho de Grupo I – Estudo de Casos de Óbito Infantil e Materno

 

17h – Encerramento

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *