Na manhã desta quarta-feira (27), os Representantes das Associações da Mineração Caraíba participaram do Programa Bastidores da Notícia e falaram sobre o último aumento na conta de água determinado pela Empresa Mineração Carnaíba. Eles alegaram que a empresa fez um aumento de mais de 100% na conta de água e nem consultou a Agência Nacional de Água – ANA.
Segundo o representante das associações, Genivaldo Júnior, o aumento foi indevido já que a empresa é privada e não pode fazer um aumento desses. “Desde o ano de 2011 que estamos preocupados com esses aumentos repentinos, tem gente que pagava a conta de água no valor de R$ 100 reais e hoje paga mais de R$ 600 reais. Vamos entrar com uma ação na justiça federal e estamos mandando um ofício para a ANA para fiscalizar. A empresa Mineração Caraíba diz que é uma empresa privada e não pode fazer um aumento desses”, afirmou.
Por sua vez, a representante do sindicato dos trabalhadores rurais, Regina Lucia, disse que vai reunir toda população que residem próximo à mineração e aos distritos para juntos reivindicarem melhorias. “Vamos mobilizar o pessoal da adutora e dos distritos que são abastecidos pela água e cobrar a criação do distrito de irrigação e abastecimento da adutora da Caraíba e justamente por isso que na próxima sexta-feira (29) iremos até a cidade de Uauá entregar uma documentação ao Secretário de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues”, disse.
O vereador Agnaldo Meira, disse que essa luta é muito antiga. “É necessário que criem o distrito de irrigação e abastecimento da adutora da Caraíba e para isso é preciso envolver toda a população. Essa é uma luta é antiga e precisa do apoio de toda população”, concluiu.
Da Redação/BlogQSP