Deputado solicita que transposição do São Francisco beneficie também municípios baianos

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou nesta terça-feira (15) indicação (2899/12) ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, solicitando que as obras de transposição do rio São Francisco se estendam até o Rio Jacuípe. De acordo com Amauri algumas cidades baianas próximas ao “Velho Chico” estão sofrendo com a escassez de água e a transposição seria uma medida estruturante no combate à Seca.

“A transposição do São Francisco prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto ao longo de quatro estados, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, no entanto as obras não estão chegando de forma satisfatória em algumas cidades da Bahia que necessitam de água”, disse Amauri.

Teixeira citou o exemplo da região de Irecê, que será beneficiada com a transposição do rio. “A Adutora do Feijão, em Mirorós, responsável pelo abastecimento de toda a região de Irecê será beneficiada pela transposição, o que eu proponho é que a obra se estenda até o município de Morro do Chapéu, ampliando a obra em 85,7 km o que vai perenizar a Bacia do Jacuípe”.

De acordo com o deputado essa obra irá beneficiar milhares de pessoas, nos municípios de Baixa Grande, Capela de Alto Alegre, Gavião, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, são José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Ipirá e Mairí.

“Peço ao Ministro que analise o requerimento e viabilize a transposição para tentarmos resolver de forma definitiva o problema de abastecimento de água e ajudar os pequenos agricultores que são tão castigados com os longos períodos de estiagem”, solicitou o deputado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *