Paxuá e Paramim, personagens infantis criados pelo artista Carlinhos Brown, ganharam na última terça-feira (22) novas aventuras, desta vez tendo como tema o uso seguro e eficiente de energia. A assinatura da parceria contou com a presença de representantes do Grupo Neoenergia e do artista Carlinhos Brown. O projeto, a ser desenvolvido pela empresa Candyall Entertainment, será utilizado durante dois anos pelas distribuidoras de energia Coelba, Celpe e Cosern em suas ações educativas para crianças de 3 a 10 anos.
Com investimento da ordem de cerca de R$ 1,3 milhão, através dos Programas de Eficiência Energética da Coelba, Celpe e Cosern, o projeto envolve a criação de revista em quadrinhos, web série composta por dez episódios de 60 segundos cada, game gratuito para os sistemas IOS e Android e para a Web e jogo impresso para distribuição. Além disso, também conta com o show musical e educativo nos três estados e oficinas de Stop Motion, técnica de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, sendo mais comum a madeira e a massa de modelar.
Através dos personagens indígenas Paxuá e Paramim, as distribuidoras do Grupo Neoenergia disseminarão, de forma lúdica, nos projetos voltados para as crianças e a comunidade em geral, os importantes conceitos sobre como utilizar a energia de forma eficiente e prevenir acidentes envolvendo eletricidade. “Hoje, as distribuidoras do Grupo Neoenergia contam com projetos educativos voltados para diversos públicos, a partir dos 10 anos. O projeto do artista Carlinhos Brown agregará conteúdo com linguagem direcionada para mais um público, as crianças até 10 anos”, comemora Solange Ribeiro, presidente do Grupo Neoenergia. “Esse é um público muito especial, pois tem grande participação na disseminação de informações no núcleo familiar”, completa a presidente.
Paxuá e Paramim – Os personagens criados pelo artista Carlinhos Brown, Paxuá e Paramim, são dois indiozinhos. Paxuá é filha de Tupinambá, referência ao povo que habitava a costa brasileira no século XVI e Paramim é um índio extraterrestre de 7 anos. No projeto desenvolvido especialmente para a Neoenergia, Paramim é enviado para o Planeta Terra para auxiliar no consumo inteligente da energia. Na Floresta Amazônica conhece a indiazinha Paxuá e, os dois, com a curiosidade de descobrir o que acontece nas cidades grandes, partem para uma grande viagem aos centros urbanos junto com seus amiguinhos, Lim e Mão, dois macaquinhos, e Braúna, que representa a figura de Carlinhos Brown, aparecendo na história como um adulto que esclarece algumas questões relacionadas à energia. Juntos, vão aprender como economizar energia para preservar a natureza e como prevenir acidentes com a rede elétrica.
Sobre o Grupo Neoenergia
Maior grupo privado do setor elétrico do Brasil em número de clientes, a Neoenergia tem 10,5 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas três distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Presente em 12 estados brasileiros, o grupo atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 3.992 MW. Com forte atuação no segmento de fontes renováveis, a Neoenergia possui 16 parques eólicos na Paraíba, no Rio Grande do Norte e na Bahia, em parceria com a Iberdrola, e inaugurou em 2015 a sua segunda usina solar em Fernando de Noronha (PE). É o 43º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2015 da revista Exame, e uma das 35 melhores empresas do país para se iniciar a carreira, segundo o Guia Você S.A. 2015.
Sobre o artista Carlinhos Brown
Carlinhos Brown é um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do atual cenário da música brasileira. Com múltiplos talentos, Brown se destaca como cantor, músico, compositor, artista plástico, produtor, arranjador, agitador cultural e social. Com sólida trajetória musical desde a década de 80, incontáveis são as conquistas do multiinstrumentista.
Criador da Timbalada e Tribalistas, junto a Marisa Monte e Arnaldo Antunes, Brown tem 15 álbuns lançados e realiza anualmente turnês internacionais. Tal reconhecimento pode também ser traduzido nos mais de 80 prêmios e títulos conquistados ao longo de sua carreira, entre eles, quatro Grammy Latinos. Compositor de mais de 600 canções, Carlinhos Brown sempre foi um artista comprometido com o social, a cultura e o movimento de preservação do meio ambiente. Todos os grupos criados pelo músico sempre tiverem em sua formação crianças e jovens carentes de Salvador, principalmente oriundos do bairro do Candeal Pequeno.
A boa relação do artista com as crianças inspira criações como Paxuá e Paramim, personagens que nasceram com o desejo de contar a magia da floresta e auxiliar no aprendizado de tantas questões importantes da infância, a como compreender melhor a natureza e o uso da energia, por exemplo, através de histórias e lendas de caboclos. O artista baiano é ainda jurado do The Voice Kids, na TV Globo, e padrinho de mais de 10 mil percussionistas que se formaram na Escola Pracatum, que criou e preside desde a sua fundação, em 1994.
Já assinou também a trilha sonora da animação infantil “Rio”, da Fox Filmes, e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original com a canção “Real in Rio”, uma obra em parceria com Sergio Mendes. No longa-metragem, Carlinhos trabalha ao lado de grandes nomes como Sérgio Mendes, com direção musical de John Powell. O filme do diretor brasileiro Carlos Saldanha teve também sua segunda edição, “Rio 2”, que contou com mais seis composições de Brown.
Mas a ação social de Brown não se restringe somente à área da música. Desde que começou a desenvolver sua carreira artística, o músico se dedicou a implementar ações que visam à melhoria das condições de vida dos moradores do bairro onde nasceu e cresceu, em Salvador.

