“Educação moral construindo um mundo de paz”, esse é o tema do 18° fórum de debates espíritas de Juazeiro, que será realizado entre os dias 19 e 20 de março, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, a partir das 14h. A organizadora do evento, professora Joca, durante a sua participação na manhã de hoje (15), no Programa Bastidores da Notícia, falou sobre a programação do evento.
“O evento vai contar com a presença de palestrantes renomeados, a exemplo, de Gilberto Santana, Jairton Fraga, Fred Santos, Cleide Santos e Lucas Ramos. As pessoas tem que se conscientizarem que estão passando aqui um tempo, onde tudo que plantamos iremos colher futuramente. O evento é aberto ao público e esperamos contar com um grande número de participantes”.
Entenda o que é Espiritismo
O Espiritismo é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada (codificada), no século XIX, por um educador francês, conhecido por Allan Kardec. O Espiritismo é, ao mesmo tempo filosofia, ciência e religião.
Filosofia, porque dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde eu vim”, “o que faço no mundo”, “para onde irei depois da morte”. Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.
Ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. Não existe o sobrenatural no Espiritismo.
Religião, porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples sem sacerdotes, cerimoniais e nem sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas, vestes especiais, nem manifestações exteriores.
Da Redação/BlogQSP