Deu no “PorEscrito”


PT determinado a tirar Joseph do páreo, negocia nome de Célia Regina 

Desconhece-se o resultado das diligências do ex-prefeito e ex-deputado Joseph Bandeira junto ao governador Jaques Wagner para desenrolar a situação em Juazeiro, mas dificilmente será de êxito, ante a determinação do PT estadual de fechar com a reeleição do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).

Mesmo sem terem avançado um milímetro nas tratativas com a deputada Alice Portugal em Salvador, os petistas conseguiram avanços no entendimento com os “comunistas” em outros municípios, como em Lauro de Freitas, onde Chico Franco retirou a candidatura para apoiar João Oliveira (PT), da frente governista.

Num clima de trincadura do antes monolítico bloco das “esquerdas”, o PT terá de cortar na própria carne para conter um processo que, do contrário, iria dar na desagregação. O processo conduz à indicação da ex-secretária Célia Regina como vice na chapa da Isaac.

JK

Correndo por fora na disputa juazeirense está o também ex-prefeito e ex-deputado Jorge Khoury (DEM), que absolutamente não tem intenção de candidatar-se, mas, dentro de certas circunstâncias, poderá entrar no páreo.


A condição fundamental seria a não-participação, nas eleições, do próprio Joseph, pois os eleitores deste, segundo fonte local, “são bandeiristas, não são petistas”, e certamente, em caso de aliança, votariam tranquilamente com Khoury.

Esse fator parece confirmado pela decisão do PT, mas outra desistência necessária seria a do deputado Roberto Carlos (PDT), que, no entanto, assegurou a este blog, em recente conversa, que levará seu nome ao “julgamento do povo”.

O grande diferencial de uma eventual candidatura de Jorge Khoury é o livre trânsito que ele tem entre todas as correntes políticas do município. “Se Jorge sair”, assegura a fonte, “leva com ele Misael”, numa alusão ao ex-prefeito Misael Aguillar (PMDB).

Pedro Alcântara


Quem está articulando intensamente para que nada disso aconteça é o subsecretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara (PR), que é marido da vice-prefeita Maria Gorete (PR). Pela reeleição de Isaac, ele já disse que o grupo até abre mão de figurar na chapa.

Alcântara se orgulha muito de seu cabedal político, em que pontificam seis mandatos de deputado estadual, tendo sido sempre o mais votado em Juazeiro. No último pleito, mesmo não se reelegendo, superou os oponentes Roberto Carlos e Misael Aguillar.

Sobre a recente decisão do PT municipal de ter candidatura própria, ele arriscou: “Estou convencido de que estamos caminhando para a negociação. Entendo que, havendo mais de um candidato na base, o sinal amarelo vai acender para o governo. E é um amarelo mais pra vermelho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *