Diretor da EBDA fala sobre garantia safra, êxodo rural e a pior seca dos últimos 30 anos


O diretor da EBDA, João Bosco Ramalho, começou sua entrevista aos Bastidores da Noticia, na Tropical Sat, falando que não tem como combater a seca, pois esse é um fenômeno que sempre acontece na nossa região, mas disse que o trabalho da EBDA, junto com outros órgão é de levar ao agricultor ferramentas de convívio com o semiárido, apostando na sua permanência na área rural. “nosso trabalho incentiva a permanência do pequeno agricultor na sua terra, desenvolvendo ações que facilita os trabalhos desenvolvidos pelo mesmo, no entanto, esse trabalho é desenvolvido baseado em poucas chuvas, e não na estiagem total que passamos nesse momento”, revela. 

De acordo com João Bosco, um estudo mostra que tem períodos de estiagem mais prolongados “como essa que vivemos hoje. Ciente dessa situação o governo federal tem atuado nesse sentido disponibilizando recursos e equipes especializadas para colaborar com os pequenos agricultores que vivem dias difíceis”, expos.


Êxodo Rural
Sobre o êxodo rural João Bosco explicou que existe um projeto na EBDA onde há uma procura por multiplicadores que incentivam a permanência do agricultor no campo, “estamos desenvolvendo esse trabalho em Sento-Sé, Casa nova, Juazeiro e Curaçá, essas pessoas aprendem técnicas de convívio com o semiárido e passam para suas comunidades facilitando sua permanência na zona rural”, explicou.


Estiagem
Sobre a estiagem que assola o sertão o diretor da EBDA disse que o governo federal sensível com o momento disponibilizou entre suas ações áreas de plantação para alimentação do animal, essa medida vai beneficiar 265 municípios que passam pela mesma situação, recurso oriundo do fundo de combate a pobreza. A outra medida foi disponibilizar ração animal com preço subsidiado, para o agricultor poder comprar via Conab.


Garantia Safra
O garantia safra é um direito adquirido pelo produtor que pede no mínimo 505 da safra anual. É um direito que o governo federal disponibiliza, depois que comprovado que a safra foi perdida. Este ano Juazeiro e os demais municípios, que passam por esse período de seca, com certeza vão receber em 2012.

Bolsa Estiagem
Este ano, segundo João Bosco, o governo federal disponibilizará pela primeira vez o Bolsa Estiagem, uma verba de R$ 400,00 que beneficia o agricultor inscrito no CAD único. “esse recurso será pago a todos os pequenos agricultores que tiverem o cartão bolsa família sem burocracia”.

Concluindo a entrevista o diretor a EBDA João Bosco afirmou que o programa Brasil Sem Miséria tem se empenhado em não deixar nenhuma agricultor que tenha direito a benefícios do governo fora dos programas desenvolvidos para melhorar o convívio com o semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *