Home / Administração / PRODUTORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA APERFEIÇOAMENTO DO CULTIVO DE PEIXES NO BAIXO SÃO FRANCISCO SERGIPANO

PRODUTORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA APERFEIÇOAMENTO DO CULTIVO DE PEIXES NO BAIXO SÃO FRANCISCO SERGIPANO

blogqsp-cultivodepeixes-codevasf
Cerca de 30 produtores familiares dos municípios de Ilha das Flores e Pacatuba receberam treinamento da Codevasf para criação de peixes. A iniciativa faz parte do ‘Projeto de aperfeiçoamento no cultivo aquícola de pequenos produtores do Baixo São Francisco de Sergipe’. A ação é fruto de convênio realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Codevasf e outras instituições.
“O objetivo do projeto é realizar cursos de capacitação para aquicultores familiares e comunidades do Baixo São Francisco sergipano, área de atuação da Codevasf. Inicialmente, nós entrevistamos os produtores e identificamos as principais necessidades deles para elaborarmos cursos voltados para região”, explica Carolina Nunes, professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS.
Em Pacatuba, o foco da capacitação foi o cultivo de peixes em lagoas. Já em Ilha das Flores, o curso de aquicultura teve como foco o cultivo de peixes em viveiros de terra. A professora destaca as particularidades de cultivo cada região.
“São duas comunidades que possuem sistemas de produção totalmente distintos, onde em Ilha das Flores o sistema é mais tradicional com o cultivo de peixes em viveiro de terra escavados, e em Pacatuba, o sistema utilizado é o de cultivo de peixes em lagoas naturais, sem sistema de renovação”, destaca.
A capacitação foi realizada nesta semana, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), no município de Neópolis. Além da Codevasf,  também são parceiros da iniciativa a prefeitura de Ilha das Flores e associações comunitárias de Brejo Grande e Pacatuba. O projeto de extensão foi um dos vencedores do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação em 2014.
Ascom

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *