PRODUÇÃO DE GRÃOS SERÁ O CARRO-CHEFE DA SEGUNDA ETAPA DO BAIXIO DE IRECÊ

blogqsp-Projeto Baixio de Irecê
O Projeto Baixio de Irecê está localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. O empreendimento visa aumentar a produção e a produtividade agrícola, elevar a oferta de alimentos e gerar emprego e renda na região. A Codevasf assinou, neste mês, o contrato para Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da etapa 2 e parte da etapa 1 do Projeto. Nessa fase, a exploração agrícola prevista é a de grãos, com estimativa de produção de 83 mil toneladas.
Para isso, a Associação de Produtores Rurais Irriga Bahia, empresa vencedora  na licitação, deverá investir cerca de R$ 200 milhões em infraestrutura agrícola. O presidente da entidade, Moacir Tomazetti, falou das expectativas em relação ao projeto.
“Nós vamos produzir alimentos e trabalhar na produção de grãos e talvez frutas também, uma vez que, quando você tem um sistema de irrigação que você tem água e terra, tudo é possível. Nossa expectativa é de promover a geração de emprego,  desenvolver a economia e gerar impostos na região”, explica.
A expectativa é que sejam gerados mais de 700 empregos diretos e cerca de 1400 empregos indiretos.O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, destacou a importância da assinatura desse contrato.
“Esse é um grande momento para a Codevasf e para os empresários que vão operar esse projeto na Bahia. É uma oportunidade importante na vida da Codevasf e do estado da Bahia, com o início agora de um grande projeto que é o Baixio de Irecê”, afirmou.
Ao todo, a área total das etapas 1 e 2 do Projeto Baixio de Irecê é de 16,6 mil hectares irrigáveis. Atualmente, a Codevasf trabalha para realizar a assinatura dos contratos de CDRU para ocupação das unidades parcelares da etapa 1 do projeto, o que deve acontecer nos próximos dias. Dividido em 9 etapas, o Baixio de Irecê, depois de totalmente implantado, contará com uma área total irrigável de aproximadamente 48 mil hectares.
Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *