O projeto da segunda etapa de Requalificação Urbana do Centro Comercial de Juazeiro foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 23, no gabinete do Prefeito Isaac Carvalho. A solenidade contou com as presenças de vereadores e secretários, além de representantes da Caixa Econômica Federal, da CDL, do Sindilojas, da ACIAJ, do Sebrae, da Associação dos Permissionários do Camelódromo e de empresários.
O Procurador-Geral do Município, Eduardo José Fernandes, falou sobre a situação jurídica envolvendo a área do Camelódromo 2 de Julho, localizado na Praça Pedro Pereira Primo, explicando que na gestão anterior à do prefeito Isaac – há cerca de 10 anos – o terreno passou a ser alvo de processos na Justiça por parte de um grupo empresarial.
“Recentemente entramos com duas ações de ‘usocapião’ reivindicando a posse definitiva, porém ambas as sentenças foram desfavoráveis ao Município. Diante disso, buscamos uma solução amigável numa composição que favoreça o interesse público e atenda às necessidades da comunidade”, ressaltou.
A partir desse cenário a Prefeitura desenvolveu um projeto para ser encaminhado à Câmara Municipal. Na concepção do mesmo foi projetada a segunda etapa de Requalificação Urbana do Centro comercial, compreendendo quatro eixos de ação: recuperação do Camelódromo e entorno, com a construção de um anexo do prédio, a realocação das lanchonetes e uma nova praça de alimentação; recuperação da Praça Santiago Maior e construção de calçadão; Ampliação e construção do Calçadão da Travessa Josino Ribeiro (Casas Bahia até a ACIAJ), e Calçadão da Rua Benjamim Constant (Praça Misericórdia até Oscar Ribeiro).
Após apreciação e aprovação do projeto pelo Legislativo, poderá ser fechado o acordo judicial com os empresários. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, exaltou a solução encontrada pelo Município. “Essa segunda etapa da Requalificação visa honrar o compromisso da gestão Isaac Carvalho em recuperar e potencializar o Centro comercial. Por isso não medimos esforços em solucionar um problema que é anterior à administração Isaac Carvalho e com o apoio de várias secretarias de governo estamos hoje apresentando esse importante projeto que contempla tanto os empresários quanto a população”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado, garantiu que haverá celeridade por parte do Legislativo. “Vamos analisar, discutir e aprovar o projeto o mais rápido possível para que uma luta de mais de uma década seja finalmente encerrada com essa solução maravilhosa que atende a todos os envolvidos e com ganhos reais para nosso município”, frisou. Já o presidente do SindiLojas, Paulo Henrique, foi enfático ao tratar do assunto.
“Juazeiro deixou de ser a cidade que apenas sonhava ter, para se tornar a cidade que efetivamente passou a ter. Isaac está realizando um sonho antigo destas entidades aqui representadas, que sempre lutaram para que esse novo tempo de conquistas chegasse”, elogiou. Respondendo alguns questionamentos de vereadores e do presidente da CDL, Erivaldo Oliveira, o Prefeito Isaac destacou que há uma sinalização para que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível.
“Já fizemos a reforma da Praça Barão do Rio Branco, o Calçadão Conselheiro Saraiva e o recapeamento das principais vias do Centro. Agora vamos entrar com esses quatro eixos de ação e com isso ampliarmos as melhorias dessa importante área da cidade, potencializando o comércio local”, pontuou.

