NOVEMBRO AZUL

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM SÃO REALIZADAS NAS UBSs DE JUAZEIROblogqsp-saúde-juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro vem realizando atividades e ações de conscientização para os cuidados básicos com a saúde do homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, em prol da campanha ‘Novembro Azul’. Nesta segunda-feira (23), a unidade do bairro João Paulo II reuniu dezenas de pessoas que participaram das rodas de conversas e receberem os serviços oferecidos como; encaminhamentos dos exames de próstata, avaliação nutricional, testes de glicemia, aferição de pressão, e outros.

De acordo com a psicóloga residente da Unidade, Bruna Ruana, durante toda a manhã a UBS ofertou serviços que já acontecem normalmente e palestras com foco no câncer de próstata. “Escolhemos essa data – mês em que celebramos o combate ao câncer de próstata, como forma de alertar a população sobre os cuidados básicos. Essa é também uma oportunidade de estarmos mais próximos da comunidade, conhecendo suas demandas para que possamos oferecer ainda mais serviços de qualidade”, disse.

A enfermeira Lívia Pinheiro Teles informou que o médico da unidade realizou todos os encaminhamentos necessários. “Estamos solicitando todos os testes, exames de PSA que verifica se existe alguma alteração na próstata, além do exame do toque. É uma abordagem geral para que os homens saibam a importância e a necessidade dos exames”, destacou.

Toda equipe das unidades – nutricionistas, psicólogas, enfermeiras e médicos, estão empenhados nos atendimentos da campanha. “O Novembro Azul é uma ação criada para atender os homens nos cuidados contra o câncer de próstata. O homem tem uma dificuldade em procurar as unidades de saúde, e por esse motivo estamos trabalhando também na sua conscientização. Acredito que com um trabalho integral e boa divulgação, essa realidade possa melhorar”, afirmou o secretário de saúde, Dalmir Pedra.

Para o usuário, Manuel Ferreira Neto de 68 anos os exames são necessários. “Sentia receio em fazer os procedimentos, mas percebi o quanto é importante e agora faço todos os anos”, disse. Já Joaquim Pedro de 53 anos, afirmou que a palestra foi esclarecedora. “Tinha certo preconceito, mas agora além de fazer meus exames regularmente ainda vou convencer meus amigos. A nossa saúde não tem preço”, frisou.

As atividades prosseguem durante toda semana, revezadamente nas UBS de cada bairro. A SESAU está disponibilizando a coleta de PSA total/livre (exames laboratorial para detectar alteração na próstata) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural do município.

Lene Radina/ ASCOM PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *