SEMIÁRIDO VIVO, NENHUM DIREITO A MENOS

Cicero Felix (IRPAA)   Pedro Gama  (Embrapa)
Cicero Felix (IRPAA)                                           Drº Pedro Gama (Embrapa)

Amanhã (17), agricultores e agricultoras familiares de todo o Semiárido se reunirão na Praça Dom Malan, em Petrolina,  a partir das 7h, no ato público “Semiárido Vivo: Nenhum direito a menos”, em defesa da continuidade e ampliação das ações de convivência com o Semiárido e pela urgência na revitalização do Rio São Francisco.

Em seguida irão para a orla de Juazeiro. O evento é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Levante Popular da Juventude.

O representante do evento, Cícero Felix, durante a sua participação na manhã de hoje (16), ao programa Bastidores da Notícia falou que o ato pretende reunir cerca de 15 mil pessoas vindas de todos os estados do Semiárido. ““Nosso ato representa nossa reivindicação, nossa luta e clamor por muito do que já feito e por muito do que ainda precisa ser feito. A favor da vida dos povos do Semiárido e contra a o recuo dos nossos direitos de ter garantido. Por direitos e dignidade”, disse.

O ato público também alerta para a urgência na revitalização do Rio São Francisco, importante para a população do Semiárido brasileiro. As chuvas cada vez mais escassas têm contribuído para que barragens e açudes que abasteciam milhares de pessoas entrassem em colapso, a exemplo da Barragem de Sobradinho, no Submédio São Francisco, que segundo dados da Agencia Nacional das de Águas (ANA) opera com apenas 2,66% de sua capacidade.

O resultado das diversas ações humanas de degradação, que visão a lógica econômica em detrimento da preservação ambiental e da população ribeirinha dos rios brasileiros, atrelada ao assoreamento e ao uso irracional da água tem afetado diretamente o Rio São Francisco que abastece municípios do norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *