SAAE REALIZA SERVIÇOS NA FAZENDA VAQUEJADOR NO DISTRITO DE PINHÕES

 blogqsp-SAAE-realiza serviços-Fazenda Vaquejador-distrito de Pinhões

O trabalho manual para conseguir acesso à água agora está apenas na lembrança dos moradores da Fazenda Vaquejador, comunidade de Siriema, distrito de Pinhões, a 70 km de Juazeiro, desde que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) reativou o poço artesiano da localidade.

A autarquia realizou também a instalação de uma bomba submersa monofásica e 160 metros de rede de energia elétrica, bem como a colocação de 160 metros de tubulação de rede de água. “O abastecimento era realizado manualmente, através de uma roda que girava e assim puxava água de dentro do poço.

Com isso, além do tempo que perdíamos, era muito cansativo porque passávamos o dia todo no sol quente. Além do mais, já estávamos sem água para dar aos nossos bichos”, explicou a presidente da Associação de Criadores e Produtores Rurais de Mulungu e vizinhança, Maria Silvanir Gonçalves dos Santos.

O poço apresentou uma vazão de 2.500 l/h e a água será utilizada para o consumo animal e afazeres domésticos, atendendo uma média 80 pessoas e mais de 2.000 animais.

O agricultor rural, Abelardo Pereira dos Santos, que reside a 12 anos na Fazenda Vaquejador, comemorou. “Ficamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Isaac Carvalho e à equipe do SAAE por terem realizado essas ações na nossa comunidade. Hoje vivemos outra realidade, temos água todos os dias para dar aos animais”, agradeceu o agricultor.

Para o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, o interior do município tem vivido outra realidade nos últimos sete anos. “Estamos implantando ações estruturantes, a exemplo de melhoramento das estradas, água, energia e escolas climatizadas. Ao invés do pequeno produtor deixar sua propriedade e migrar para a cidade em busca de melhores oportunidades, estamos vendo o contrário, pessoas retornando para o interior e investindo na produção rural”, enfatizou Neto.

Por Luzete Nobre/ SAAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *