Atendendo solicitação dos moradores de Gangorra II, no Alto Salitre, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro instalou uma bomba submersa no poço da localidade, melhorando o abastecimento de água para os afazeres domésticos e consumo animal para cerca de 70 famílias.
“Agora com este serviço do SAAE, que colocou uma bomba nova, a água chega mais forte em nossas casas. Acabou com o nosso sofrimento”, testemunha a dona de casa, Lucia Simões Paiva Batista.
O poço com uma vazão de nove mil metros cúbicos de água/hora abastece os bebedouros dos animais e é encanada até as residências, facilitando o trabalho das donas de casa. Edimária de Souza Carvalho relatou que até as plantas do terreiro da casa já estavam morrendo por falta de água. “Agora está uma maravilha. Tenho água na torneira a qualquer hora para cozinhar, lavar a louça, roupa, tomar banho e aguar minhas plantas. Os animais que estavam passando sede já estão se recuperando graças à água que não falta no bebedouro. A comunidade está contente a agradecida à equipe do SAAE que atendeu nosso pedido”, reconhece a agricultora.
A instalação dos sistemas de abastecimento de água, perfuração de poços, novas bombas e manutenção em cata-ventos faz parte das ações do Governo Municipal através do SAAE, que melhoram a qualidade de vida de quem mora na zona rural. Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, as ações podem parecer pequenas, mas tem um significado imenso para quem recebe o beneficio. “Até o final dessa gestão queremos deixar todas as comunidades do interior com água em suas casas para que o homem do campo continue produzindo e se orgulhando do seu torrão”, pontua Neto.
Antonio Pedro/SAAE

