Com o objetivo de expandir a Residência de Medicina de Família e Comunidade de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira (04), o Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica, promovido peloInstituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) e visa a formação de novos preceptores.
Ao todo, 20 médicos participam do curso que segue até setembro de 2016. “Com a formação de novos médicos preceptores a residência se expande, há mais qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica e, consequentemente, maior fortalecendo dessa rede”, pontuou o facilitador do curso, o médico, Marco Túlio Pereira.
Hoje, Petrolina conta com 4 preceptores – que são médicos formados que supervisionam os residentes – e 16 residentes. “Temos uma das maiores Residência de Medicina de Família e Comunidades do Norte e Nordeste, sendo a 3ª maior do país, o que mostra o trabalho da gestão Julio Lossio em ter uma Atenção Básica forte e qualificada”, disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta.
O curso acontece em mais de 40 municípios, em diferentes regiões do país, formando mais de 1.000 médicos preceptores.
Gabriella Moura
