NOVEMBRO NEGRO DE JUAZEIRO SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA (06)

blogqspluanagerdiversidade   Foto farnésio SilvaNesta sexta-feira (06), acontece o lançamento do projeto Novembro Negro de Juazeiro, às 18h, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCHIII. Na ocasião, será divulgado o calendário das atividades previstas, que transforma em projeto permanente o que antes era tratado apenas como um evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O Novembro Negro acontece desde 2013 e foi pensado para discutir e trabalhar políticas públicas para a igualdade racial. A Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Luana Rodrigues, durante a sua participação no Programa Bastidores da Notícia falou que este ano o tema do evento será “Da Intolerância ao Genocídio”.

“Esse ano Juazeiro viveu casos de intolerância religiosa. O templo Ilê Abasy de Oiá Guenã, no bairro Kidé, sofreu com ações de vandalismo, chegando a ser arrombado algumas vezes e nós da SEDIS estivemos junto nesse caso, apoiando, ajudando e sendo interlocutora com outros órgãos. E também temos um alto índice de jovens negros mortos, que acaba não aparecendo à sociedade de Juazeiro porque são enquadrados de outra forma”, explica a gerente.

Luana ressaltou que uma das ações mais importantes desse Novembro Negro será o mapeamento dos terreiros e centros de Umbanda. “Juazeiro abarca um significativo número de Ilês/Terreiros e Centros de Umbanda que demandam um olhar específico. Então o mapeamento consiste em identificar esses espaços e, com base nas informações colhidas, direcionar a aplicação das políticas públicas de promoção da igualdade racial aos povos de Terreiro. Além de ser o instrumento que norteará a regularização fundiária desses espaços sagrados”, disse.

Até dezembro, a Prefeitura de Juazeiro, em parceria com outras instituições, realizará outros eventos para celebrar a temática, como seminário, fórum, palestras, oficinas, sarau, exposição fotográfica, festival de arte, festividade nas comunidades de terreiros e a Festa do Novembro Negro, que acontece no dia 20 de novembro.

O Novembro Negro é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), em parceria com as Secretarias de Cultura e Juventude (SECJ), Educação e Esportes (Seduc), o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Univasf, Uneb e Cesol.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *