PROJETO ESTIMULA ARTE ENTRE JOVENS EM PETROLINA

blogqsp-Espetáculo Do Terrêro de Salú- Foto de Rubens Henrique

O acesso a Cultura é um direito garantido pela constituição federal. Porém, uma pesquisa¹ revelou que, no último ano, 55% dos brasileiros não participaram de nenhuma atividade cultural e que 88,6% afirmaram não frequentar as salas de espetáculos. O alto custo, a sensação de barreira social e a distância são fatores apontados pelos entrevistados como dificuldades encontradas. Algumas iniciativas tentam modificar esse cenário, como em Petrolina, onde a Cia. Balançarte realiza ações que levam arte para as comunidades.

Circulando por escolas públicas do município, o projeto de manutenção de temporada Do Terrêro de Salú, que conta com o incentivo da Fundarpe, já visitou seis escolas. Além de uma apresentação do espetáculo, os jovens têm a chance de participar de oficinas de danças populares. “É notório no olhar deles o interesse em conhecer melhor o que é mais forte na região e, quando dizemos que eles são pertencentes dessa Cultura, deixamos alí uma semente”, afirma Paulo Júnior, bailarino do grupo.

Ainda esse mês, a companhia chega a mais duas escolas. Nessa segunda (19), começaram as aulas na Escola Professora Maria Odete Sampaio Gomes, no Bairro Jardim São Paulo, que irá terminar com uma apresentação na sexta-feira (23), às 10h. No bairro João de Deus, a Escola Jesuíno Antônio D’Ávila recebe os artistas entre os dias 26 e 30.

Aprovado no Edital Funcultura 2013/2014, a manutenção segue com atividades nas comunidades até Dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *