Saboroso, nutritivo e tradição na mesa do brasileiro, o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Seu José Ramos, de 89 anos, faz parte dessa história. É mais de meio século dedicado à produção e comercialização de pão em Juazeiro. O empresário veio de São Paulo para abrir o negócio no ramo de panificação na cidade. “Costumo dizer que pão não é produzido, é elaborado. Comecei meu negócio com a certeza que daria certo, são anos buscando sempre melhorar a qualidade do produto e hoje posso dizer que tenho orgulho de trabalhar nesse setor e de poder estar presente, através desse alimento, na casa de centenas de pessoas”, disse o panificador.
A empresa fundada em 1964 é administrada por sua filha Regina Ramos, mas ele faz questão de acompanhar tudo de perto. A empresária assumiu os negócios da família há 10 anos e influenciada pelo pai preza pela qualidade do alimento, pela inovação e busca por novos produtos. Além, claro, de não esconder a satisfação de atuar no segmento. “Além de uma necessidade diária, para mim a produção de pão é sagrada. O alimento está presente na mesa do homem desde a antiguidade e nós que trabalhamos com essa produção temos que manter a tradição. Recebi o ofício do meu pai e o meu desejo é perpetuar para as novas gerações”, frisou a empresária.
Para incentivar o consumo do pão, empresários de panificadoras e confeitarias comemoraram nesta sexta-feira, 16, o Dia Mundial do Pão, com um café da manhã especial na Saborei, no Centro de Juazeiro. O evento contou com pães e pratos variados das empresas de panificação e reuniu cerca de 30 empreendedores, além de parceiros como o Sebrae Juazeiro, Sesi e Senai. A iniciativa visa fomentar a organização e o fortalecimento do setor no município.
Para o técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, a data comemorativa foi um momento de integração dos panificadores e também uma oportunidade para orientar os empresários sobre a importância do associativismo para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. “Os empresários estão sendo acompanhados pelo Projeto Indústria Setorial, desenvolvido pelo Sebrae Juazeiro, que pretende promover o fortalecimento e o aumento da competitividade dos pequenos negócios do segmento da panificação e massas alimentícias, por meio de ações em parceira com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), que contribuam para a melhoria da gestão empresarial, inovação e sustentabilidade das empresas participantes”, destacou.
Lucilene Santos

