Livro dos Vinhos do Velho Chico chega a maior feira das Américas

 

 

Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos, belíssima obra com 240 páginas, do premiado sommelier José Figueiredo, lindamente ilustrado pelo renomado cineasta Marcos Carvalho, resultado da expedição fotográfica realizada da nascente à foz do caudaloso rio São Francisco, vai ser lançado em São Paulo na ExpoVinis Brasil nos dias 24, 25 e 26 de abril no Expo Center Norte – Pavilhão Azul.

O autor autografará seus exemplares junto aos vinhos Terranova produzidos em Casa Nova, Bahia, no espaço da Vinícola Ouro Verde na ExpoVinis Brasil, o maior evento do segmento nas Américas e uma referência no mercado mundial. Realizado anualmente na cidade de São Paulo, ocupa posição de destaque na rota do “Wine Business” sendo um dos 10 acontecimentos vínicos mais importantes do mundo para o setor.

O público do evento é formado por centenas de produtores do mundo todo, empresários e representantes da trade; proprietários de restaurantes, de bares, de adegas, profissionais do setor como wine experts e sommeliers; estudantes de Hotelaria, Turismo, Gastronomia, Enologia; enófilos, consumidores e aficionados classe A, acima de 21 anos.

A obra
Com sua primeira edição praticamente esgotada regionalmente, narra as diferentes histórias dos personagens que deram vida aos tórridos vinhos do Vale do São Francisco.

Vai muito alem do eixo Petrolina e Juazeiro. Nesta obra Figueiredo faz uma verdadeira viagem pelo mundo do vinho. Encanta-nos inicialmente com Baco, passeia com o vinho pela religião, viaja pela Europa e pelo o Oriente, chega com as vinhas no Brasil, particularmente no Nordeste, ainda em 1516.

Enquanto somos consumidos pelas deliciosas páginas, nos deparamos como as guerras, entre elas, a Segunda Guerra Mundial, a guerra de Libertação de Marrocos, a Guerra Civil Espanhola e a ditadura de Franco que a sucedeu, foram determinantes para que os vinhos do Vale do São Francisco possam hoje ser consumidos nos quatros cantos do Brasil e do Mundo.

Nesta obra os autores foram duplamente presenteados. O prólogo é do renomado enólogo francês Michel Rolland, aclamado pela mídia internacional e por enófilos de todos os cantos do planeta como o melhor enólogo do mundo. Vejamos o que ele nos diz: “Esta obra narra mais do que as histórias vínicas do Vale do São Francisco, narra a saga dos personagens que solidificaram esta região”.

O prefácio é do renomado jornalista Ricardo Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa, onde ele nos apresenta o sommelier e autor, assim: “Hoje em dia muita gente fala sobre vinhos, porem, são poucos os que tem a autoridade de José Figueiredo para fazê-lo. Figa não apenas venceu campeonatos de sommeliers, tampouco se restringiu ao longo de sua carreira a colecionador de diplomas. Em sua formação, foi a campo, conheceu regiões ao redor do mundo, produtores do porte de Jacopo Biondi Santi, o célebre produtor de Brunelos na Itália; estudou muito e, principalmente, degustou vinhos sem preconceitos de marcas, preços ou produtores….”

 

Informações: ensolaradosertao@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *