As micro e pequenas empresas são responsáveis pela manutenção de renda de cerca de 17 milhões de pessoas no país e respondem pela geração de 52% dos postos de carteira assinada. A cada dia elas se mostram mais relevantes para a economia nacional, prova disso, é que representam 27% do PIB (produto interno bruto) do país. Na próxima segunda-feira, dia 05 de outubro, essas empresas ganharão destaque nacional no Movimento Compre do Pequeno Negócio, organizado pelo Sebrae. Em Juazeiro, onde há registro de mais de 9 mil pequenos negócios (Microempreendedor Individual e Micro e pequenas empresas), também haverá programação especial para marcar a data. Um café da manhã será oferecido aos empreendedores da cidade, responsáveis por fortalecer o desenvolvimento da economia local. A programação começa às 8h, no Espaço Macaxeira, no Bairro Country Club.
Noeme Ramalho é uma dessas empresárias, ela possui um Ateliê e loja multimarcas no Bairro Centenário, em Juazeiro. No local, além de criar e confeccionar vestidos para festa, também oferece a produção de fardamentos escolares e vende roupas de vários estilos e marcas. “Minha loja não fica em uma área central, mas não vejo isso como uma desvantagem. O fato de estar localizada em um bairro residencial a deixa mais próxima do consumidor, que não precisa enfrentar trânsito ou se preocupar com a falta de vagas de estacionamento para ter acesso a um produto de qualidade”, revela.
A estudante de Direito, Michele Souza, concorda com a empreendedora. Ela é moradora do bairro Alagadiço, em Juazeiro, e prefere comprar perfumes e roupas em pequenas lojas. “Me sinto mais acolhida nesses locais; eu vejo aquelas pessoas sempre e me sinto à vontade com elas, recebo um atendimento mais personalizado. Além disso, posso escolher as roupas com mais calma, sem me preocupar com movimento intenso, encontrado nas grandes lojas”, afirma.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, o Movimento do Pequeno Negócio visa fomentar o crescimento de micro e pequenas empresas no país. “Precisamos valorizar e fortalecer os negócios da nossa rua ou do nosso bairro, incentivando as pessoas a fazerem compras diárias nessas empresas. Os pequenos negócios são responsáveis por incentivar o crescimento do bairro, também por oferecer comodidade aos clientes, pela proximidade, além de contribuírem para o desenvolvimento da economia do município”, destaca.
