MILITANTE PELA DEMOCRACIA E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, ENGENHEIRO ALBERTO GASPAR RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO JUAZEIRENSE

blogqsp-titulocidadão-Alberto Gaspar

Em sessão solene, na noite desta segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores de Juazeiro concedeu o título de cidadão juazeirense ao engenheiro civil Alberto Armando Batista Gaspar, uma proposição do ex-vereador e atual deputado estadual Crisóstomo Lima, o Zó (PCdoB) e que foi defendida pelo vereador Agnaldo Meira (PCdoB).

Alberto Gaspar é conhecido em Juazeiro por gerações devido à sua resistência contra a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964. Ainda na faculdade, Gaspar teve contato com as lutas sociais e engajado por melhorias no ensino se filia ao Partido Comunista e vai fazer parte do Comitê Estudantil do Partido. Em Juazeiro o engenheiro teve a missão de tentar reorganizar o Partido.

O mais novo cidadão juazeirense nasceu em Salvador a 25 de agosto de 1940. Filho caçula de Adolfo Frederico Gaspar e Ricardina Batista Gaspar depois de formado em técnico em edificações prestou vestibular para Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia, concluindo o curso em 1968.

Prestigiou a sessão o deputado estadual Crisóstomo Lima e o ex diretor geral da Agência Nacional de Petróleo – ANP e ex deputado federal Haroldo Lima. “Que esse título possa ter a simbologia da luta pela democracia. Porque não queremos mais o retorno da ditadura, ‘operação condor’. Simbologia para aqueles que acham que a Ditadura é solução para os problemas que o Brasil atravessa nas condições difíceis de educação, moradia, saúde, estradas, economia”, pontuou Zó.

Uma das homenagens foi pelo companheiro de partido e amigo, o cantor Paulo César que antecipou o discurso de Lana Celeste filha de Gaspar que homenageou o engenheiro representando a família. “Cidadão fiel em que acreditava. Como quem constrói suas convicções pela experiência. Entregou sua vida as causas mais nobres: democracia, direitos humanos. Sempre contava histórias, sempre a luta do mais fraco contra o mais forte”, revelou emocionada.

O vereador Agnaldo Meira (PCdoB) fala um pouco da trajetória profissional do homenageado que acumula um currículo extenso de benefícios para Juazeiro e região. “Participou da implantação do projeto piloto de irrigação e drenagem do Bebedouro em Pernambuco, assim como o de Mandacaru na Bahia. Atuou na construção de sistemas de abastecimento em vários municípios da região. Feira de Santana, Salvador, Pindobaçu, Morpará, Abaré, Caraíbas Metais, Macururé, Senhor do Bonfim, Sobradinho e tantos outros municípios tem obras de engenharia de sua autoria, quer seja na sua especialização, quer seja na engenharia civil de prédios arquitetônicos”, pontuou.

Paralela às ações de engenharia, Gaspar aind foi professor da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, da Escola de Filosofia em Juazeiro, do Codefas e da Escola de Formação de Professores de Petrolina.

O ex-deputado federal e amigo na trajetória política, Haroldo Lima, falou de Gaspar, “homem sério, digno que levou o nome da cidade de Juazeiro a um nível maior. Ele fez de sua vida um apostolado” – começou. Para Lima, Gaspar militava na política como um sacerdócio sacrificando muitas vezes sua família, sua vida profissional, “O que mais negaram a ela, a família dele, foi o gesto e atitude de amor que ele teve com as pessoas”, lembrou.

“Numa sessão como essa geralmente vazia, Gaspar mostra o prestígio enchendo a Casa”, concluiu referindo-se ao plenário lotado e a presença de quase todos os vereadores.

O homenageado agradeceu a presença dos amigos, o título de cidadão, mas afirmou que o título homenageia todos os trabalhadores que contribuíram para o desenvolvimento da região.

“O engenheiro sozinho não constrói! Precisa de um esforço conjunto de todas as pessoas então essa homenagem que recebo com muita alegria. Retrata uma época que não queremos que volte mais e para isso temos que mostrar as pessoas a perversidade de alguns instintos que aparecem quando estamos em regime de recessão”, declarou.

Iana Lima – IL Assessoria e Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *