Ê berimbau! Grupo de Capoeira “ORIGEM DA BAHIA” REALIZA ESTE FINAL SE SEMANA ATIVIDADE NO SÃO GONÇALO

 

Ê berimbau! Grupo de Capoeira “Origem da Bahia” realiza este final se semana atividade no bairro São Gonçalo

Neste final de semana (14 e 15), os sons do atabaque, berimbau e muitas palmas ressoarão pelas ruas do bairro São Gonçalo em Petrolina. Com vasta programação, o grupo de capoeira Origem da Bahia, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Educação e Cultura, realizará, na Escola João Batista dos Santos, evento com rito de batizados, cerimônia de troca de cordas, apresentações e oferta de minicurso.

Evidenciando o caráter formativo do evento, a programação começa às 15h do sábado (14), com o minicurso prático e teórico ministrado pelo supervisor do grupo, o Professor Pantera, que, atualmente reside na Alemanha e está vindo a Petrolina exclusivamente para o evento. Com custo simbólico de R$ 10,00, as inscrições podem ser feitas momentos antes de começar a aula. Às 19h, o grupo realizará na avenida principal do São Gonçalo uma apresentação demonstrativa, aberta gratuitamente ao público.

No domingo (15) as atividades, também gratuitas ao público, começam às 8h30min., quando as cerimônias de batizado e troca de cordas devem ser realizadas. Momentos de grande importância para os capoeiristas, o batizado representa a admissão oficial de um praticante, enquanto a troca de cordas faz referência ao seu processo de graduação, realizado de acordo com o tempo de prática e conhecimentos acumulados.

Atualmente tombada como patrimônio cultural do Brasil, a capoeira surgiu entre os vãos livres no interior das matas e as senzalas. Impedidos de portarem armas, os homens e mulheres escravizados no Brasil buscaram na natureza e nas manifestações culturais trazidas da África elementos para criação de uma luta de autodefesa. Assim, da necessidade de preservação da vida, surge a capoeira no Brasil, espalhando-se por todo o país, em especial nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Fundado em Petrolina há 2 anos, o grupo de capoeira “Origem da Bahia”, segundo seu coordenador, o professor Leandro, tem desenvolvido atividades de cunho social na Escola João Batista dos Santos, no bairro São Gonçalo, e na Escola Paiva Neto, localizada no Jardim Amazonas. Oferecendo espaços de formação social e cultural a crianças e adolescentes destas localidades, a capoeira continua trilhando sua história na luta pela liberdade e autonomia de seus praticantes.

 

Com informações da Secom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *