O coordenador da 8ª CIRETRAN, Charles Leal, participou nesta manhã (22), do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre os trabalhos que o órgão vem desempenhado na cidade. Ele contou que desde o dia 18 de setembro vem sendo realizada a Semana Nacional do Trânsito.
“A semana do trânsito vai se estender até o dia 25 de setembro com palestras nas escolas e blitz educativas pelas Ruas da cidade. A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos em acidentes no país”, frisou.
Charles falou ainda sobre o novo aplicativo “DETRAN. BA Móbile”, que é gratuito e está disponível para download em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. “No aplicativo, o usuário pode solicitar segunda via de habilitação e da documentação de veículos, além de visualizar a situação de infrações, como multas de trânsito.
Também é possível fazer um perfil do próprio veículo ao organizar informações sobre a próxima revisão e da troca de óleo, de bateria, de pneus e de extintor de incêndio. O aplicativo ainda oferece informação sobre o resultado de exames e um simulado para o teste da primeira ou a renovação da habilitação”.
Ainda assim, ele alertou os proprietários de veículos e motocicletas que estão com seus transportes apreendidos. “O nosso pátio está superlotado e as pessoas que não regularizarem as suas situações poderão perder os seus transportes, até porque já estamos programando um novo leilão para o mês de novembro. Desta vez nós vamos tentar fazer um cadastramento de empresas que compram sucatas e só elas vão participar na compra de veículos de sucatas. Sabemos que as dificuldades de alguns proprietários são grandes para retirar os seus veículos, até porque eles têm que pagar uma multa diária no DETRAN no valor de R$ 42 reais por dia e isso impossibilita cada vez mais o proprietário de retirar o seu transporte”.
Por fim, ele falou sobre a decisão do uso de extintor de incêndio em automóveis de passeio que deixou de ser obrigatório. “Ainda não fomos notificados com relação ao uso do extintor aqui na cidade. Entendemos que isso foi feito por conta da demanda que é muito grande. Acredito que o uso de extintor de incêndio em veículos de passeio, caminhonetes e triciclos com cabine fechada passa a ser optativo no Brasil. Só será obrigatório para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos que façam transporte de produtos inflamáveis”.
Da Redação/BlogQSP



