Colegiado de História da UPE Campus Petrolina promove minicurso sobre o PC do B 90 anos

A fundação do Partido Comunista do Brasil em 1922 foi um reflexo do auge revolucionário alcançado pelo proletariado internacional com a Revolução Russa de 1917. Teve papel preponderante na criação e consolidação dos partidos comunistas no mundo inteiro a partir da criação, em 1919, da Internacional Comunista ou III Internacional.
No Brasil, o movimento operário até então dirigido por influência anarquista deu um salto de qualidade com a fundação do PCB, embora a herança anarquista continue marcando a nova organização no início de sua existência.
Apesar de já fundado o Partido Comunista o grande movimento que caracterizou os anos 20 no Brasil foi o Tenentismo cuja expressão maior fora a Coluna Prestes que após a sua desarticulação se dividiu entre os golpistas liderados por Getúlio Vargas e o Partido Comunista que recebeu o principal líder da Coluna.
A vinda de Prestes trouxe um grande ânimo ao partido que já aos 13 anos de existência organizou uma grande frente antifascista com a ANL que após ser colocada na ilegalidade por Vargas levou o PCB a buscar assaltar o poder com o Levante de 1935.
Afora esta iniciativa de 1935 e a experiência guerrilheira do Araguaia do final dos anos 60 e início dos anos 70 foram poucos os momentos em que o Partido Comunista do Brasil assumiu uma postura efetivamente revolucionária. Entre estes momentos, são citados a guerrilha de Porecatú, a de Trombas e Formoso; em ambos os movimentos, os camponeses marcaram, juntamente com as Ligas Camponesas e sob a influência do PCB, a história da luta no campo no Brasil.
O Minicurso de 10 (dez) horas acontece nos dias 17 e 18 de abril e será ministrado pelo Professor Fausto Arruda Aguiar Filho – Sociólogo e Cientista Político. Ex-professor da UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Ex-presidente da APEOC – Associação dos professores do Estado do Ceará. Atualmente é membro do Conselho editorial do Jornal A nova democracia – Rio de Janeiro.
As inscrições, 40 vagas para o turno da tarde e 40 para o turno da noite, poderão ser feitas no colegiado de História das 15 às 22 horas. As inscrições, 40 vagas para o turno da tarde e 40 para o turno da noite, poderão ser feitas no colegiado de História das 15 às 22 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *