FAMÍLIAS DO ACAMPAMENTO ELDORADO DOS CARAJÁS DO MST EM JUAZEIRO ESTÃO SOB AMEAÇA DE DESPEJO

blogqspvertiano  Foto Farnésio Silva2

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Movimento Sem terra (MST) que ocupam o Acampamento Eldorado dos Carajás, próximo a comunidade de Lagoa do Salitre em Juazeiro, estão sob ameaça de despejo, por ordem judicial com uso de força policial, após ação movida na Comarca de Juazeiro que pede reintegração de posse do imóvel.

Segundo o vereador Tiano Félix, a ação judicial foi “estranhamente” requerida por uma pessoa de nome: Denise Carneiro Bessa, embora a área ocupada em que mais de 300 famílias estabeleceram moradia e estão fazendo suas lavouras apresente registro como de propriedade da empresa CEMA Agroindústria SA, cuja propriedade pertence a um médico com CRM do Ceará, de nome: Bodiyabaduge Emmanuel Mervyn Daya Perera Junior.

A área improdutiva está abandonada há mais de 10 anos, inclusive parte do patrimônio vinha sendo depredado e/ou saqueado, de maneira que a propriedade ao não está cumprindo a função social da terra, conforme nossa legislação vigente pode ser destinada para a criação de assentamentos de reforma agrária.

Contudo a ação judicial está tramitando na Comarca de Juazeiro e a qualquer momento pode-se ser definida um despejo para essas famílias que não possuem no momento para onde irem. Lideranças do movimento também afirmam que membros do MST foram incluídos na ação e não foram comunicados, nunca receberam nenhuma intimação e com isso, foram cerceados do seu legítimo direito de defesa.

Asscom/Tiano Felix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *