A Assessoria de Articulação Interinstitucional (AAI) da Prefeitura de Juazeiro, através da Casa dos Conselhos foi palco de importante reunião dos representantes dos Selos UNICEF e ABRINQ.
Na pauta, uma retrospectiva das ações implementadas e novas campanhas a serem desenvolvidas no Município.
O Selo UNICEF avalia o desempenho, certifica e reconhece os municípios que alcançam os melhores resultados na vida das crianças, jovens e adolescentes.
O assessor da AAI/Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte Motta destacou que a conquista do Selo é resultado de um trabalho intersetorial. “Resultado disso são os investimentos realizados pela gestão do prefeito Isaac Carvalho em áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade como, educação, social e saúde”.
A articuladora municipal do Selo UNICEF, Rozineia Rodrigues, coordenou a reunião, ressaltando a necessidade das secretarias municipais participarem das oficinas do NUCA, como forma de fortalecer as propostas dos adolescentes. A professora concluiu declarando que segundo o Guia de Políticas Públicas da UNICEF o foco agora passa a ser a participação social. “Iremos buscar a participação cidadã nos Conselhos, Câmaras e Fóruns, Conferências e outras instâncias de participação da sociedade”.
Dentre as ações já desenvolvidas, a Semana do Bebê – edição 2016 foi destacada como exitosa. Implementar a campanha por uma Semana sem Racismo, implantar novos núcleos de cidadania dos adolescentes – NUCA – através do Programa Juventude Viva, fortalecendo a criação de novos Núcleos de Articulação Territorial – NAT -, foram propostas apresentadas para o trimestre.
Também participaram da reunião a articuladora do Selo ABRINQ, Fátima Carvalho, Adriano Pereira Silva, representante do NUCA, os mobilizadores das Secretarias de Educação e Esportes, Jonivaldo Fernandes de Souza, Laecia Souza Santos e Iracelma Marins, da Saúde, Klinger Farias e representando a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, Josewilson Batista e Valéria Cristiane da Silva.
Os técnicos mobilizadores da Educação, Saúde e Social receberam um quadro dos principais indicadores para que possam acompanhar e cumprir as metas estabelecidas.
Landa Menezes/ Casa dos Conselhos

