Com o objetivo de identificar e capacitar empreendedores de pequenos negócios em bairros e distritos da cidade, foi lançado na última quinta-feira (20), o Programa Juazeiro Empreendedor. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, durante a sua participação na manhã de hoje (26), ao Programa Bastidores da Notícia, falou que o programa é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Unidade Regional do SEBRAE no município e outras instituições, que irão incentivar e profissionalizar pequenos negócios no município.
“O programa será desenvolvido em três etapas. O primeiro passo é localizar os empreendimentos das áreas de alimentos, artesanato, produtos da agropecuária, entre outros. Em seguida os empreendedores serão beneficiados com qualificação de mão de obra, assistência técnica e investimentos financeiros. A última fase do programa é viabilizar o acesso dos empresários e seus serviços ao mercado”, disse o secretário.
Ele frisou ainda que o programa conta com o apoio do SEBRAE. “A contribuição do SEBRAE no programa compreende desde o mapeamento das empresas nos bairros mais distantes e distritos da cidade, além de oferecer capacitações e consultorias para os empreendedores que já atuam no mercado e também para os que estão planejando abrir o próprio negócio”.
Além disso, o Juazeiro Empreendedor conta também com a parceria do Banco do Nordeste, SENAC, SESI, SENAI, CDL, Sindilojas, Aciaj, Desenbahia e Cesol. Para obter mais informações sobre o programa, os interessados podem procurar as associações de moradores nas próprias localidades onde residem.
Neiva ressalta que o programa vem para fortalecer a identidade cultural da cidade, através da valorização de quem empreende ou deseja empreender e movimentar a economia local. “Muitos negócios são marca das localidades. Quem não conhece a fama dos biscoitos da Laginha, dos doces de Juremal ou do artesanato com material reciclado de Carnaíba? Queremos profissionalizar esse trabalho, aumentando a renda e valorizando os empreendedores” concluiu.
