“Os movimentos populares do vale do São Francisco, juntamente com outras organizações, entidades e grupos políticos e religiosos do movimento negro, promove em Juazeiro, neste sábado (29), o Ato Contra o Genocídio do Povo Negro, com concentração às 09 h, no Paço Municipal.
O ato representa um marco de unidade de diversos setores dos movimentos sociais em prol da luta contra o genocídio do povo negro, promovido há séculos pelo estado brasileiro, causando compulsoriamente pobreza, exclusão e morte.
O principal objetivo do ato é denunciar os vários casos de genocídio e alertar a população sobre o modelo de segurança pública vigente em Juazeiro e nas demais cidades da Bahia e região do Vale do São Francisco, que elege o indivíduo negro pobre e periférico como criminoso natural.
A conclusão do Ato acontecerá em frente a SEDIS (Secretária de desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro), com a entrega de uma carta escrita por movimentos populares e organizações sociais. Ao final do ato será lançada o coletivo para a construção de uma marcha contra o Genocídio do povo negro.
Na mesma data estarão acontecendo Atos e marchas por vários lugares do país, militantes e ativistas adotaram o mês de agosto como mês de luta contra o genocídio do povo negro. Em Salvador a marcha aconteceu na ultima segunda feira (24) Lago dos Aflitos.”
Por: Comissão de Comunicação e Divulgação