Por José Carlos Medeiros dos Santos
Vereador – PV
No ultimo dia 25 de março, decidir visitar mais uma vez todas as ruas do bairro Pedra do Lord, para atualizar o diagnóstico dos problemas daquela comunidade que já havia feito em visitas anteriores.
Pra minha TRISTEZA, constatei que a situação da comunidade piorou e o abandono por parte do atual prefeito é generalizado em todas as áreas no que se refere aos serviços públicos. O texto é o mesmo, por que o abandono continua.
Ruas esburacadas, iluminação precária, muito lixo, mato e esgotos em quase todas as ruas, praças deterioradas, saneamento inacabado, animais soltos nas vias, inexistência de calçamento em algumas áreas, infestação de muriçocas, falta de placas indicativas de nomes nas ruas, sistema de drenagem das águas pluviais permanentemente obstruídas, CONSTANTE FALTA DE ÁGUAno bairro, inexistência de áreas de lazer apropriadas para crianças e jovens da comunidade, espaço obsoleto para funcionamento da Companhia de Polícia Militar,extenso e intenso matagal em todo o entorno do CAPS AD na divisa com o Palmares e a necessidade de disponibilizar um ônibus novo, para servir melhor a comunidade.
Outro fato que continua chamando a atençãoé o grande lixão e matagal que continua existindo próximo ao CAPS AD, já mencionado em matérias jornalísticas anteriores; e mais: o crime ambiental, amplamente denunciado pela Associação de Moradores do bairro e pelo vereador Medeiros na Tribuna da Câmara, demonstrando que os condomínios residenciais construídos no perímetro da comunidade, que favorecem o status da classe média, evitando o seu êxodo para cidades circunvizinhas,continuam despejam todos os seus esgotos, sem tratamento, diretamente nas águas do Rio São Francisco através de um canal cortado no fundo desses empreendimentos imobiliários. Embora representem ganhos para nossa cidade através dosinvestimentos na construção civil, gerando emprego e renda na comunidade, não se pode deixar de observar que ribeirinhos, moradores e pescadores continuam ceceados de acessarem as margens do Velho Chico, para o seu lazer ou para o seu trabalho de pesca, porque as vias de acesso estão inviabilizadas, tomadas pelo grande canal de esgoto e denso matagal, sendo que quando algum pescador, mesmo com todas as dificuldades presentes no ambiente, consegue alcançar a margem do rio, é imediatamente impedido por seguranças dos condomínios, de atracar sua embarcação, ficando clara a privatização da área de domínio público.
Portanto, continua existindo a necessidade que a prefeitura, as Secretarias de Meio Ambiente do município e do Estado, o IBAMA, o MinistérioPúblico e demais autoridades constituídas adotem providências para garantirque não só os deveres, mas que os direitos sejam realmente de todos, de verdade. Antes tarde do que nunca.
Mesmo que algumas pessoas da prefeituranão gostem,continuarei lutando e cobrando em favor do POVO,até porque O DEVER DO VEREADOR É COBRAR, A OBRIGAÇÃO DE FAZER É DO PREFEITO.
Juazeiro – Bahia, 09 de abril de 2012