O programa Bastidores da Notícia recebeu como convidado o Diretor Administrativo da Consulplan, Valdemar Borges Júnior, que durante entrevista esclareceu a população sobre a implantação da Política de Saneamento Básico do município.
Segundo ele, essa Política deve ordenar os serviços públicos de saneamento considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e fiscalização, o controle social, o sistema de informações conforme o Decreto 7.217/2010.
“Estamos buscando juntamente com os alunos da Univasf e o Irpa a criação de um grupo de estudo, em seguida iremos fazer algumas reuniões e a partir daí iremos elaborar o plano de saneamento básico, observada a cooperação das associações representativas de vários segmentos da sociedade e da ampla participação da população”, informou.
Valdemar esclareceu que a construção dos reservatórios que fazem a coleta e bombeiam a água de esgoto para a estação de tratamento conhecida como as elevatórias precisa ser discutidas constantemente com a população. “A informação que está sendo repassada para a população precisa ser explicada de uma melhor maneira, justamente por isso que estou buscando com o município uma discussão mais ampla sobre o assunto”.
Segundo ele, se os governos municipais anteriores tivessem elaborado um projeto para a construção das elevatórias, a população de Juazeiro não estaria sendo vítima de problemas que envolvem o transporte de esgoto. “A demora foi causada entre as partes envolvidas, não existe um projeto bem elaborado. Se houvesse um conselho de saneamento no momento em foi pensado a aplicação dos R$ 65 milhões se teria questionado porque não a construção de elevatórias ao invés da construção de redes”, disse.
Por fim, ele lamentou o não uso do Plano Regional de Saneamento Básico para as Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). “É uma ferramenta pouco usada e isso me preocupa, uma das suas vantagens é fomentar o desenvolvimento econômico do município, mas isso não vem sendo feito e os gestores do Vale já estão discutidos sobre o G 20 sem nem se quer ter colocado em prática o Plano Regional de Saneamento Básico”, concluiu.
Da Redação/BlogQSP
