LAGOA GRANDE REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM SALDO POSITIVO

blogqsp-Conferência Municipal de Assistência Social -lagoagrande

Aconteceu na última quarta-feira (29), durante todo o dia, no Centro de Ensino Técnico Profissionalizante (CETEP) a VIII conferência Municipal de Assistência Social de Lagoa Grande (PE), com o tema: “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026”, e como lema: Pacto Republicano no SUAS que Temos e o SUAS que Queremos. O evento tem como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e Propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Para compor a mesa da plenária estavam o presidente do conselho municipal de assistência social, o secretário de educação, vereador representando a câmara do munícipio, a secretária de assistência social, representantes dos usuários dos SUAS, do movimento dos trabalhadores e o gerente da caixa econômica.

O evento contou com a participação da convidada pedagoga e diretora executiva do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Lídia Lira, que falou sobre a Evolução do Modelo de Proteção Social implementação da Política a partir da Estruturação do SUAS, da equipe da Cruz Vermelha Viva Brasileira com a divulgação do trabalho desenvolvido pelo o grupo, também estiveram presentes o prefeito e vice-prefeito do município, além do público civil.

A conferência consistiu em dois momentos, o primeiro foi entoado o hino brasileiro e do município, houve um breve relato da história e da política de Assistência Social, as lutas e conquistas acerca do SUAS, a apresentação cultural do grupo de Reisado da Comunidade de Quilombola e palestra ,  no segundo momento foram apresentados os eixos temáticos com o  os temas: Enfrentamento das Situações de Desproteção Sociais e a Cobertura dos Serviços, o Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS e o Fortalecimento da Participação e do  Controle Social para a Gestão Democrática e a escolha dos delegados.

Segundo a secretária da assistência social do município, Alexsandra Almeida, a VIIIconferência da assistência social realizada no município obteve um saldo positivo. “As expectativas foram alcançadas porque atingimos o público alvo, até mais do que pensamos, tivemos mais de duzentas pessoas participando da conferência e o grupo organizador do evento conquistou o objetivo esperado que foi proposta para elaborar o nosso plano decimal para política de assistência social em Lagoa Grande”, pontua.

Para Lídia Lira a conferência trouxe elementos relevantes para a sociedade. “Foi um enorme prazer está contribuindo com a discursão do sistema único de assistência social que eu lutei também para construir. As conferências realizadas em Lagoa Grande sempre trazem elementos importantes, aqui existem várias peculiaridades e os envolvidos no evento dão conta, há um investimento da gestão municipal em relação à capacitação, a formação do ser humano, e a ideia do encontro é fazer com que a população compreenda os desafios e consiga também interagir com controle social que faz parte da sociedade como todo”, frisa.

A Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria Municipal de Assistência Social durante a VIII Conferência também realizou a assinatura do Convênio da construção de 17 casas do Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR.

Texto e Foto: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria da Prefeitura de Lagoa Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *