Médicos, psicólogos e enfermeiros se dedicam à mais nobre das missões: aliviar o sofrimento das pessoas.
EM PETROLINA
O desenvolvimento do serviço “Consultório na Rua” em Petrolina conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. “A implantação desse serviço vai permitir novas ações para resgatar ou dar um pouco de dignidade a estas pessoas. A Secretaria de Saúde pode contar com o apoio do Centro Pop para articular o encaminhado dos casos”, frisou a secretária Adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adnair Viana.
A psicóloga e coordenadora do programa, Sarah Fonseca, destaca a boa receptividade dos usuários. “Estamos mapeando e estabelecendo vínculos com os usuários para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais efetivo e contínuo. Neste início a recepção foi bastante positiva e já estamos encaminhando alguns casos para outros dispositivos da rede”, avaliou Sarah que ainda acrescentou que este público também está presente nos bairros.
A equipe pôde perceber que os principais questionamentos são referentes à documentação e o acesso aos serviços responsáveis capazes de ajudar as pessoas que fazem o uso de algum tipo de droga. “Estes são os dois pontos mais recorrentes durante as abordagens. Em relação à saúde dos usuários, a priori, a maioria precisa passar pela avaliação médica, pois são pessoas que estão mais susceptíveis a algumas doenças como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s”, destacou o enfermeiro Ronney Silva.
A equipe é formada por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem e agentes sociais. “Os profissionais começam a trabalhar no período de 15h às 21h, horário que facilita a abordagem nos principais locais onde esta população se encontra. A estimativa é que 300 pessoas vivam em situação de rua”, contou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Com informações da Ascom