CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA FOI TEMA DE REUNIÃO DO CONSELHO DA FIEPE EM PETROLINA

blogqsp-Paulo, João Paulo, Albanio, José Costa, Geraldo Júnior e GlauberEmpresários da Unidade Sertão do São Francisco da FIEPE e convidados participaram da 6ª reunião do Conselho, que teve como tema principal a Crise Hídrica e Energética da região do Vale do São Francisco.

No início da reunião​, o engenheiro João Paulo, que durante anos trabalhou na Usina de Sobradinho fez uma explanação sobre as hidrelétricas do São Francisco, falou do histórico, do potencial e da situação atual do rio, que tanto preocupa os empresários, produtores e a população ribeirinha.

“Nós estamos em um período extremamente crítico de vazões, a natureza esta mandando vazões muito baixas, e a questão foi agravada porque o setor elétrico usou até a exaustão a água do rio para gerar energia. Estamos tendo esta queda de vazão desde 2012, mas sou otimista e acredito que essa situação melhore, através das chuvas que devem ocorrer para encher os reservatórios”, previu o engenheiro.

O gerente executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), Paulo Sales explicou que para evitar o colapso na captação de água para os perímetros de irrigação, a CODEVASF elaborou um projeto, que prevê a instalação de sistemas flutuante de captação de água para atender aos projetos de agricultura irrigada no entorno do reservatório. “A preocupação dos produtores hoje é com a baixa vazão, que dificulta a captação de água.

Com esse sistema vamos conseguir levar a água da barragem para os poços e resolver a situação”, explicou Paulo. O gerente do DINC acrescentou que o projeto levará de três a quatro meses para ser concluído, e que o Governo Federal já liberou 25 milhões, mas o custo total é de 39 milhões. O secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Júnior informou na reunião, que a Prefeitura  garantiu 2,5 milhões para o projeto.

O diretor regional da unidade​ Albânio Nascimento destacou a importância do tema abordado e agradeceu a participação da Codevasf, do DINC, da Prefeitura e do engenheiro João Paulo. “A crise hídrica e energética é um assunto que preocupa e interessa a todos os empresários da nossa região. Acredito que foi muito positiva a contribuição dos convidados, que tiraram as dúvidas do Conselho a respeito desta temática”, ressaltou o diretor.

Participaram da reunião o gerente regional da 3ªSR da Codevasf José Costa e empresários do segmento empresários ​ do Grupo Venâncio​, Curtume Moderno, Mineração Costa Dourado, Niagro, SINIAT, Sanvale, Paluma, Inbravidros, Gelo Canadá, Colchões Globo, CF Engenharia, Atitude Fardamento, Coana, AMF Empreendimentos​ e Campodoro.​

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *